Minas por Região
Segurança / Defesa Social

09h13min - 03 de Setembro de 2014 Atualizado em 09h13min - 04 de Setembro de 2014

Seds realiza curso de mediação de conflitos voltado para moradores e lideranças comunitárias

O curso foi realizado com moradores de bairros como Taquaril, Venda Nova, Barreiro, Morro das Pedras e Primeiro de Maio

Cento e vinte moradores e lideranças comunitárias de bairros de Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Ribeirão das Neves e Betim receberam nessa terça-feira (02/09) um certificado de conclusão de um curso oferecido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para atuarem como mediadores de conflitos. A cerimônia de encerramento do curso aconteceu no Teatro Ney Soares, em Belo Horizonte, e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

O objetivo do treinamento foi sensibilizar os participantes sobre os aspectos de articulação comunitária, trabalhar o conceito de cidadania e direitos humanos, ampliar o conhecimento acerca das formas de resolução pacífica de conflitos além de garantir a qualificação e certificação técnica dos mediadores comunitários. 

Dividido em nove turmas, o curso foi realizado com moradores de bairros como o Centro de BH, Taquaril, Venda Nova, Barreiro, Morro das Pedras e Primeiro de Maio e contou com a participação de referências comunitárias de todos os locais onde o Programa Mediação de Conflitos atua em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Foram quatro meses de treinamento com uma carga horária de 40 horas.

Para o coordenador especial de criminalidade da Seds, Talles Andrade, o curso, realizado pela primeira vez, é um marco para o Programa Mediação de Conflitos. Segundo ele, o programa, em conjunto com o Fica Vivo, são as principais estratégias da Seds na prevenção à criminalidade em aglomerados sociais, onde há um número maior de violações de direitos. “Para reverter esse cenário, nada melhor que contar com o apoio dos moradores desses territórios. A estratégia desse curso então foi convidá-los e instrumentalizá-los para que eles pudessem ter melhores condições de atuar junto com as equipes nas resoluções de conflitos, seja por atendimentos individuais ou coletivos ou por meio de fóruns comunitários”, disse. 

Líder de crianças em uma igreja evangélica, Ângela Patrícia de Almeida, de Betim, afirmou que com o conhecimento e técnicas adquiridos no treinamento poderá, a partir de agora, mostrar de uma forma mais clara aos meninos e meninas que todos merecem respeito. “É preciso aprender a lidar um com outro e saber que não é necessário um conflito para resolver os problemas. Entender que existem diferenças é primordial”.  

Durante a mensagem final de agradecimento, o formando José Américo de Souza, morador do bairro Jardim Felicidade, disse estar muito confiante com o novo desafio. “Trabalhar para diminuir a violência é dedicar a paz à comunidade”, disse. Acompanhado das palmas da plateia, ele ainda arriscou uns versos para resumir o momento.  “Eu sou feliz na comunidade... na comunidade eu sou feliz... o trabalho que nós faremos com o apoio do programa Mediação de Conflitos ajudará todo um povo a construir um ambiente de tranquilidade”, destacou.   

A realização de novos treinamentos ainda está sendo definida pela Coordenadoria de Prevenção a Criminalidade. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato