Minas por Região
Social | Trabalho / Social

08h00min - 18 de Dezembro de 2013 Atualizado em 18h39min - 17 de Dezembro de 2013

Segundo programa da série Travessia aborda o projeto Porta a Porta

Já foram pesquisados 400 mil domicílios em 202 cidades mineiras em um levantamento sobre as condições de vida dessas famílias

Agência Minas

Conhecer as condições de vida dos mineiros é um dos objetivos do Porta a Porta, tema do segundo programa da série Travessia, que a Agência Minas publica nesta semana. Neste vídeo, o foco é o trabalho dos agentes do projeto, que visitam moradores de comunidades carentes e aplicam questionários que identificam as necessidades das famílias. A partir daí, elas são incluídas em ações para promoção da saúde, da educação, do trabalho, entre outras que fazem parte do Programa Travessia.

O Porta a Porta já visitou 400 mil domicílios em 202 cidades mineiras. Entre as perguntas do questionário estão o número de pessoas em cada casa, a infraestrutura e os principais problemas, na visão dos moradores. A partir do resultado dos questionários, o Governo de Minas tem acesso a informações detalhadas sobre saúde, educação e o padrão de vida das pessoas. Assim, pode planejar com mais segurança as suas ações para essas regiões.

A metodologia adotada no Porta a Porta é o Índice de Pobreza Multidimensional, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Universidade de Oxford. O Índice não leva em conta apenas a renda das famílias e sim um conjunto de indicadores.

Na sexta-feira (20), será publicada a última reportagem da série Travessia, produzida pela Agência Minas Multimídia. O tema do programa será o Banco Travessia, que remunera as famílias na medida em que elas avançam na escolaridade.  

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato