Palavra do Governador

06h00min - 24 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Segurança pública exige investimentos e trabalho integrado, afirma Anastasia

Programas de prevenção de crimes e aquisição de novos equipamentos e viaturas para o trabalho das polícias são o tema do Palavra do Governador

Que a segurança pública tem sido um dos grandes desafios de todo o Brasil nos últimos anos todo mundo já sabe. A questão é complexa e exige atitudes inteligentes e eficazes. E é nesse sentido que o Governo de Minas vem trabalhando. O Palavra do Governador desta semana destaca o trabalho articulado que o sistema de Defesa Social do Estado vem desenvolvendo para diminuir os crimes e os índices de homicídios em Minas Gerais.

Uma das iniciativas recentes é a implantação de sete novos Centros de Prevenção à Criminalidade, que estão sendo instalados pelo Governo de Minas pelo interior do Estado. Hoje, eles já somam 41 espalhados por diversas regiões. Nesses centros estão inseridos projetos como o Programa Fica Vivo!, que faz acompanhamento especializado e oferece oficinas voltadas para o esporte, a arte e a cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social.

“Nós temos realizado, em Minas Gerais, um grande esforço no combate à criminalidade e já apresentamos bons indicadores, mas sabemos que é preciso melhorar a sensação subjetiva de insegurança da nossa população. Para isso, investimos muito na prevenção da criminalidade, com programas, como o Fica Vivo!. São oficinas realizadas especialmente com aquele segmento de jovens mais vulneráveis, que estão em uma faixa de risco maior da população e também através da central de mediação de conflitos, com o trabalho dos egressos do sistema prisional”, destaca Antonio Anastasia.

Esse trabalho precisa ser articulado com outras ações e é isso que o governo mineiro vem fazendo. Nesta semana, por exemplo, o Estado entregou mais de 300 viaturas e centenas de equipamentos para a Polícia Militar. E, de acordo com o governador, os investimentos vão continuar.

“Nós estamos alocando recursos expressivos, cerca de R$ 600 milhões, para a área da segurança pública. São mais de mil viaturas da Polícia Militar adquiridas ao longo desse ano e início do ano que vem. Há também um número expressivo de viaturas da Polícia Civil, equipamentos como computadores, armamento, coletes, ou seja, toda aquela estrutura necessária ao bom funcionamento das polícias. É um pacote de investimentos muito significativo para melhorar o funcionamento do Sistema de Defesa Social”, afirma Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.