Minas por Região
Copa do Mundo

09h39min - 11 de Junho de 2014 Atualizado em 09h49min

Seleção do Uruguai realiza treino aberto ao público na cidade de Sete Lagoas

Cerca de 7.000 pessoas fizeram festa nas arquibancadas da Arena do Jacaré. Jogadores da Celeste retribuíram e distribuíram autógrafos

Renata Silva/Setes
O atacante Luis Suárez em treino para a Copa do Mundo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
O atacante Luis Suárez em treino para a Copa do Mundo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas

Um dia após desembarcar em Belo Horizonte para a disputa da Copa do Mundo, o Uruguai conheceu de perto o carinho dos torcedores mineiros. Em treino aberto realizado nesta terça-feira (10/06), em Sete Lagoas, cerca de 7.000 pessoas fizeram festa nas arquibancadas quando a seleção do Uruguai pisou no gramado para realizar a primeira atividade do Mundial. Os jogadores da Celeste retribuíram a receptividade e, após o treino, cruzaram o gramado para distribuir autógrafos a alguns dos torcedores presentes.

O treinador da seleção uruguaia, Óscar Tabárez, destacou o carinho do público. “São pessoas muito amáveis. É um povo carinhoso e caloroso. Foi muito bom, acho que as pessoas conseguiram desfrutar um pouco de tudo”, comentou Tabárez, em entrevista coletiva após o treinamento no JN Resort, local em que a seleção está hospedada.

Enquanto o Uruguai realizava trabalhos técnicos no gramado da Arena do Jacaré, a atenção se voltava para fora das quatro linhas. O craque Luis Suárez foi, de longe, o mais cotado. O astro uruguaio começou com corridas ao redor do gramado e arriscou alguns chutes a gol. O atacante do Liverpool, que passou por uma artroscopia no joelho esquerdo há 19 dias, ainda é dúvida para o Mundial. “Explicamos tudo o que seria feito ainda em Montevidéu. Não temos nenhum prazo. Primeiro, não descartamos a sua presença no Mundial, depois tratamos de aumentar a exigência e analisar dia a dia. Isso foi feito e ele tem respondido perfeitamente”, analisou o treinador da seleção.

O jogador correu ao redor do gramado e deixou o treino cerca de 20 minutos antes dos demais companheiros. A presença de Suárez na estreia do Uruguai contra a Costa Rica, sábado (14/06), no Castelão, não é certa, mas, se a última palavra for do comandante uruguaio, Luisito, como é conhecido, não ficará de fora. “Se dependesse de mim, jogava amanhã. Desde a sub-20 eu acompanho ele. É uma figura importantíssima. Primeiro, pela pessoa que é”, explicou.

Torcedores uruguaios e mineiros

Horas antes do início do treino da seleção uruguaia, os torcedores se aglomeravam na entrada da Arena do Jacaré. Entre os presentes, camisas de Atlético, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Peñarol e, claro, da Celeste Olímpica.

Denominados Auto Mundialistas, um grupo de cinco uruguaios deixou Montevidéu na segunda-feira (09/06) para acompanhar a equipe. Depois de dois dias e meio percorrendo de carro a distância até Sete Lagoas, eles chegaram a tempo de presenciar o primeiro treino da seleção nos preparativos para o Mundial.

Segundo Eduardo Fusatti, a aventura se justifica por um objetivo: a conquista do tricampeonato da Copa do Mundo. “Viemos em busca do segundo Maracanazo. Queremos acompanhar cada passo da Celeste para sermos testemunhas da história desse título que virá”, contou, otimista. Ainda nesta terça-feira (10/06), os Auto Mundialistas seguem, também de carro, para Fortaleza, onde pretendem chegar para acompanhar a estreia do Uruguai diante da Costa Rica, no sábado (14/06), às 16h.

Um pouco menos otimista, mas confiante numa boa campanha do time, o uruguaio Martin Casanova mora há um ano em Belo Horizonte. Bastante feliz por poder acompanhar sua seleção de perto, ele vê no atacante Luis Suárez a esperança de gols da Celeste. “Mesmo se recuperando de contusão, devemos considerar a qualidade a experiência que ele tem. Com certeza pesará muito a nosso favor ao longo da competição”, ponderou.

As estudantes Laiza Cristina e Daiane Rodrigues correram para a Arena do Jacaré logo que saíram do trabalho. Mesmo sem conhecer muito da equipe estrangeira, elas quiseram conferir de perto o clima de Copa do Mundo. “É uma oportunidade única de vermos grandes jogadores de perto, então quisemos aproveitar para conferir o treino, já que não vamos aos jogos”, contou Laiza. Perguntadas se há a possibilidade de torcerem para os uruguaios no mundial, elas foram unânimes: “nós até gostamos do Uruguai, mas nossa torcida é 100% para o Brasil”, garantiram.

Os jovens Saulo Antonines e Leonardo Barros estiveram no estádio de Sete Lagoas para ver de perto craques como Cavani, Forlán e Diego Lugano. Acompanhando cada detalhe do mundial, eles veem no Uruguai um forte adversário no caminho da Seleção Brasileira. “O Brasil tem muitos craques, mas os uruguaios têm um bom conjunto, que pode ser decisivo. Se o Suárez se recuperar, então, podem surpreender na Copa”, finalizou Leonardo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato