09h57min - 10 de Outubro de 2014 Atualizado em 09h56min

Semana das crianças é comemorada com oficinas e teatro no MM Gerdau

Programação para o público infantil contempla oficinas de dança, culinária e brincadeiras e peça teatral com os bonecos do Grupo Giramundo

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, será palco de atividades da Semana das Crianças do Festival SACI, Sociabilização, Arte e Cultura na Infância. A agenda entre os dias 12 e 18 de outubro, sempre às 15h, contempla atividades ligadas ao teatro de bonecos, dança, culinária e brincadeiras para crianças de várias idades. A programação, inteiramente gratuita, está disponível em www.festivalsaci.com.br. No caso das oficinas, as inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3227-7331.

No dia 12 de outubro, domingo – quando é comemorado o Dia das Crianças –, haverá oficina de arte e cozinha com Agnes Farkasvolgyi. A proposta é inserir as crianças no universo da cozinha de maneira lúdica. Para os participantes menores, será uma oportunidade de brincar, comer e fazer arte com os alimentos. Para os maiores, além da brincadeira, haverá a preparação de receitas de pizza, cupcake e outras delícias. Cozinheira e artista plástica, Agnes é proprietária do bufê Bouquet Garni, em Belo Horizonte, e professora de culinária há 17 anos.

Já no dia 14 de outubro, terça-feira, haverá a oficina de dança com Marisa Monadjemi. A atividade pretende fazer com que as crianças vivenciem um processo criativo por meio da dança. Para isso, serão desenvolvidos jogos interativos, exercícios de expressão corporal e atividades de artes integradas. Marisa é fundadora e diretora artística da Meia Ponta Cia. de Dança e professora de balé clássico – com ênfase em crianças de 3 a 6 anos – jazz e contemporâneo.

Em 15 de outubro, quarta-feira, Alexia Neca ministra a oficina de brincadeiras que remetem às lembranças sensoriais e culturais, como amarelinha, mágica, brincadeiras de roda, corda e elástico. Na sexta-feira, 17 de outubro, será a vez da oficina de vivências lúdicas com Rodrigo Libânio, que propõe atividades de educação que trabalham o desenvolvimento das crianças por meio de jogos, brincadeiras, música e construção de brinquedos.

Já no dia 18 de outubro, sábado, haverá teatro de bonecos com a apresentação de “O aprendiz natural”, da série Miniteatro Ecológico do Grupo Giramundo. A peça conta a história de Fulano e seu amigo Tatu. Eles passeiam tranquilos pela natureza quando descobrem que uma figura sombria – o “Homem Mau” – está destruindo o ambiente e acabando com o sossego dos bichos. Sendo assim, planejam uma lição para ele e contam com a ajuda do Saci Pererê.

Festival SACI

O SACI integra diferentes linguagens em um mesmo evento, com foco artístico-cultural destinado exclusivamente à infância. O Festival tem a força da imagem do Saci como um grande símbolo de resistência da infância brasileira. Inserido por Monteiro Lobato no Sítio do Picapau Amarelo em 1922, o Saci é um dos principais personagens das histórias e da memória brasileira. Muito de bem com vida, carrega o índio, o negro e, no seu gorro, o europeu. A programação completa do evento pode ser consultada em www.festivalsaci.com.br.

O Festival SACI é realizado numa parceria entre a Joaquina Cultura, o Mercado Moderno e a Malab Produções. Conta com patrocínio da Gerdau e da Oi e apoio do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Oi Futuro e Bebê Básico. O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Serviço:

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários

Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)

Festival SACI

Oficina de arte e cozinha com Agnes Farkasvolgyi