Minas por Região
Saúde

14h01min - 04 de Agosto de 2015 Atualizado em 14h04min

Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema amamentação no trabalho

A iniciativa busca sensibilizar as empresas e a sociedade sobre a importância do aleitamento materno

Divulgação
Mães que trabalham buscam apoio para o aleitamento materno
Mães que trabalham buscam apoio para o aleitamento materno

Com o tema “Amamentação e trabalho - Para dar certo o compromisso é de todos”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece até o próximo dia 7 de agosto com o apoio ao aleitamento materno para mulheres que trabalham. A questão tem sido fonte de preocupação para as mamães dos dias de hoje e que possuem dupla jornada em casa e no trabalho.

“O compromisso da amamentação não é apenas da mãe que amamenta seu filho. Se desejamos que os futuros brasileiros sejam cidadãos saudáveis sob o ponto de vista biológico, social e emocional, precisamos unir esforços para contribuir com as mulheres”, afirma a chefe do Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (MOV), Maria Hercília de Castro Barbosa.

Segundo ela, é importante que o país implemente leis que apoiem a mulher trabalhadora que amamenta e promova uma ampla discussão sobre a importância de estender a licença maternidade de 120 para 180 dias em todas as empresas e não somente em órgãos públicos.

“Os empregadores devem colaborar permitindo que a mulher trabalhadora saia nos intervalos regulamentados por lei para amamentar seu bebê, criando creches perto dos locais de trabalho e salas de apoio à amamentação nas empresas com mais de 30 funcionárias. Assim a nutriz pode fazer a retirada de seu leite e levá-lo ao final do expediente ao bebê, podendo o leite excedente ser doado ao Banco de Leite Humano”, explica a servidora.

Atualmente, a licença maternidade de 180 dias ainda não é obrigatória no setor privado. As empresas que aderem ao “Programa Empresa Cidadã” recebem incentivos fiscais ao concederem a prorrogação de mais 60 dias à mãe.

Clique aqui e confira a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno nas unidades da Rede Fhemig.

Benefícios da amamentação

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos ou leite artificial, pois o leite materno é completo e tem tudo o que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes para que ele cresça e se desenvolva mais forte e saudável. Após os seis meses, o leite materno serve como uma complementação a outros alimentos, conforme indicação do pediatra, até os dois anos ou mais.

Toda mulher saudável e que não tenha doenças que possam ser transmitidas por meio do leite materno pode amamentar o seu bebê. Entre os benefícios para a criança está a proteção imunológica ao recém-nascido, o aumento da resistência contra alergias e diarreias, redução de infecções respiratórias, urinárias e otites, melhor desenvolvimento da mandíbula, das estruturas da fala e da dentição e redução da probabilidade de obesidade.

E não são apenas as crianças que se beneficiam. As mães também saem ganhando quando optam pela amamentação do bebê. Entre as vantagens está a diminuição da incidência de hemorragias pós-parto, anemias, recuperação do peso adquirido na gestação, além de facilitar o retorno do útero ao tamanho normal.

O aleitamento materno estabelece e reforça a ligação emocional com o bebê, aumenta a sensação de bem-estar e segurança. O leite da mãe simplifica as rotinas diárias, pois é de graça, está sempre à temperatura ideal e pronto para servir.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde e Mulher e da Criança, Ana Maria de Jesus Cardoso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) tem como diretriz estimular o aleitamento materno, porque essa é uma das medidas que mais trazem benefícios para a saúde da criança e de toda a família.

“Quando a criança mama por seis meses reflete que toda a sociedade se movimente em favor disso”, explica. A SES-MG tem contribuído com esse trabalho por meio de programas como o Rede Cegonha, Mãe Canguru, divulgação de legislação de direito, estímulos ao parto normal, ações de atenção ao pré-natal e Hospitais Amigos da Criança.

Conciliando o trabalho e a amamentação

Para manter a produção de leite é preciso dar o peito sempre que mãe estiver com o bebê, extrair o leite em intervalos regulares. Peça para alguém levar o bebê no seu local de trabalho para ser amamentado. Retire e estoque o seu leite no congelador nos últimos 15 dias de licença maternidade, utilize copinho, xícara ou colher para ofertar o leite estocado ao bebê. Não utilize chuquinhas, bicos ou mamadeiras e use o período de licença-maternidade para alimentar exclusivamente o seu bebê.

Em caso de dúvidas, a mãe pode procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, já que todas estão aptas a esclarecer e apoiar em relação ao aleitamento materno. Também pode procurar o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, que funciona das 8h às 17h, devendo evitar o horário do almoço. Outra opção é procurar os hospitais Amigos da Criança para o esclarecimento de dúvidas.

Durante o mês de agosto, na Cidade Administrativa, a SES-MG dará início a realização de grupos focais com servidoras do Estado que retornaram da licença maternidade no último ano para discutir formas de apoio à mães e bebês.

Extraindo o leite

Veja o passo a passo:

1) use um frasco de vidro incolor com tampa plástica, lave-o com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 20 minutos. Escorra o vidro e a tampa sobre um pano limpo até secar. Feche bem o frasco;

2) identifique o frasco com a data e a hora da coleta;

3) retire anéis, pulseira e relógios, higienize as mãos até os cotovelos, coloque uma touca ou um lenço no cabelo e amarre um lenço/tecido limpo na boca;

4) massageie o peito com a ponta de dois dedos, iniciando na região mais próxima da auréola, indo até a mais distante, apoiando o peito com a outra mão. Massagear por mais tempo as áreas mais doloridas;

5) massageie com as pontas dos dedos (polegar e indicador) acima e abaixo da auréola, comprimindo o peito contra o tórax e um dedo contra o outro (despreze os primeiros jatos e guarde o restante no frasco);

6) evite o uso de bombinhas para extração do leite, pois aumenta o risco de fissuras na mama;

7) o prazo de validade do leite é de até 12h se guardado na geladeira e de 15 dias no freezer ou congelador;

8) ao oferecer o leite para o bebê, retire o frasco do freezer e descongele, de preferência, na geladeira (caso ele seja descongelado, não poderá ser congelado novamente);

9) morne o leite em falso banho-maria (água quente em fogo desligado) agitando o vidro levemente para misturar os seus componentes e despreze o que sobrar (não deve ser fervido ou aquecido em micro-ondas).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato