Energia

11h33min - 24 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h40min

Semana Nacional de Segurança orienta população sobre riscos da energia elétrica

Número de vítimas de acidentes em Minas Gerais registra diminuição em relação ao ano anterior

O número de vítimas de acidentes com a rede elétrica em Minas Gerais apresentou em 2014 uma redução de cerca de 10% em relação ao ano anterior, segundo informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Essa diminuição é um dos objetivos da 10ª Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, que acontece de 24 a 30 de agosto em todo o Brasil. A iniciativa é da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com 50 concessionárias, entre elas a Cemig.

A partir desta segunda-feira (24/8), a Cemig realiza, em todo o estado, palestras educativas em escolas, áreas rurais e canteiros de obras da construção civil, com o objetivo de informar as pessoas sobre os riscos da energia elétrica e os cuidados que devem ser tomados. Além disso, haverá blitze educativas com distribuição de cartilhas e folhetos explicativos. Os locais escolhidos são aqueles que registraram o maior número de acidentes nos últimos quatro anos.

De acordo com o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel, o objetivo da Semana é conscientizar a população para o uso seguro da energia elétrica e sua responsabilidade na prevenção dos acidentes. "Trata-se de uma oportunidade de a empresa estar mais próxima da população e demonstrar que o conforto proporcionado pela energia elétrica pode ser obtido com toda a segurança", afirma.

Números

Dados da Cemig demonstram que, historicamente, 70% dos acidentes registrados com a população envolvendo a companhia são de origem elétrica, com destaque para a construção civil informal, que causa o toque de materiais na rede elétrica.

Em 2014, 80 vítimas tiveram envolvimento com a rede elétrica da Cemig – dez a menos do que no ano anterior –, resultando em 19 mortes, 25% a menos do que no ano anterior, quando houve 25 fatalidades.

Conforme informações da Abradee, a análise dos números dos últimos 14 anos (de 2001 a 2014) mostra uma média anual de 910 pessoas acidentadas em todo o país. No ano passado, houve queda de 36% no número de mortes por acidentes com a rede elétrica, sendo que o maior número de acidentes é registado na construção civil e manutenção predial.

Em Minas Gerais, os acidentes mais frequentes, além daqueles observados na construção civil, são toques de objetos na rede elétrica, execução de serviços rurais (maquinas agrícolas) e furtos de equipamentos e de energia.

"Esses acidentes estão associados, na maioria dos casos, ao contato ou aproximação com a rede da Cemig de ferramentas, equipamentos e materiais de grande porte, utilizados em canteiros de obras e o trabalho da empresa está fortemente associado a orientações que previnam esses manuseios indevidos", explica o diretor.

Campanha

Para contribuir com a redução do número de acidentes, a Cemig já realiza a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap), cujas ações se intensificam durante a Semana Nacional de Segurança. A campanha acontece ao longo do ano, quando são realizadas palestras em escolas e em canteiros de obra.

Com o slogan “Usar Energia Elétrica com Responsabilidade. Escute esse Recado”, a 10ª Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica foca em seis temas: instalação de antena de TV; equipamentos agrícolas; prática de soltar pipa/papagaio; construção ou manutenção predial; furto de energia e poda de árvores.

Nestes casos, a informação e a conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los é fator decisivo na prevenção. A intenção da Abradee é alcançar cerca de 160 milhões de pessoas em todo o país.

A campanha preventiva tem papel fundamental na redução dos acidentes, pois a medida ajuda no processo de conscientização da população quanto à importância de se acabar com os riscos para evitar as ocorrências. “A melhor maneira de prevenir acidentes é por meio de informação e conscientização da população sobre os cuidados a serem observados na convivência com a rede elétrica”, ressalta o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite.

Dicas

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia na rede, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área rural: esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores deve ser realizada somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Construção ou manutenção predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para esse tipo de serviço.

Ligação clandestina (gato): furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas.