Economia / Desenvolvimento

17h09min - 18 de Julho de 2014 Atualizado em 15h10min - 21 de Julho de 2014

Seminário apresenta 2° Master Plan Econômico da Região Metropolitana e Colar

O Master Plan tem como objetivo traçar as diretrizes que irão estruturar um planejamento integrado da RMBH e seu colar

Carlos Alberto/Imprensa MG
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, durante o 2° Master Plan Econômico

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, abriu a agenda de trabalhos do Seminário Técnico do 2° Master Plan Econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte e seu colar, realizado nesta sexta-feira (18/07).  O evento, coordenado pelo subsecretario de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Athayde, contou com a presença do presidente da Agência da Região Metropolitana Saulo Carvalho, além dos representantes de alguns dos mais de 27 municípios que compõe a região.

O Master Plan tem como objetivo traçar as diretrizes que irão estruturar um planejamento integrado da Região Metropolitana e seu colar.  O levantamento de dados, proposta de macrozoneamento, análise de mercado, análise viária, dentre outros produtos estão sendo construídos pela consultoria CH2MHIL.

A disponibilização dessas informações ajudará na atração e implantação de indústrias dos setores da nova economia, centros de pesquisa, parques logísticos inteligentes, bem como contribuir com a concepção de novos arranjos de habitação. “Esse olhar estruturado deve ser aplicado não somente para uma região, mas para as quatro grandes regiões que serão o polo logístico de Minas Gerais, mostrando o forte poder de conectividade do Estado”, afirma o subsecretario.

Este planejamento é voltando para os setores aeroespacial, logística de distribuição, moda e têxtil, eletrônica/alta tecnologia, ciências biológicas e da vida, Agronegócio e equipamentos automotivos. “O Master Plan dialoga com o plano estratégico da secretaria que se preocupa com o desenvolvimento econômico do Estado. É nosso dever oferecer as diretrizes para que as empresas cresçam e se tornem competitivas”, acredita o secretário Rogério Nery.

De posse das informações listadas no Master Plan, os municípios, bem como o Estado, poderão preparar o território para que as empresas ali instaladas ganhem competitividade, gerando empregos de qualidade e reais oportunidades de crescimento.  A área de abrangência do plano abriga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a Cidade Administrativa; os Contornos Metropolitanos norte e oeste e o Contorno Metropolitano sul, regiões estratégicas e de crucial importância econômica para o Estado.

O primeiro estudo, realizado em 2013, resultou em proposições muito assertivas quanto ao ordenamento territorial metropolitano, baseado em uma lógica de desenvolvimento econômico e bases sustentáveis.  Alguns dos municípios contemplados no primeiro estudo já estão utilizando as recomendações do projeto e os dados georeferenciados obtidos para adaptar seus planos diretores.