19h58min - 24 de Agosto de 2015 Atualizado em 20h01min

Seminário na Biblioteca Pública discute rumos do Circuito Cultural Praça da Liberdade

Durante dois dias consecutivos, o poder público e a sociedade civil vão propor ideias para o aprimoramento do complexo cultural

Osvaldo Ferreira Afonso/Imprensa MG
Abertura oficial do seminário, com presença de autoridades e agentes da temática

O entendimento de que formas de apropriação dos espaços públicos são balizadas pela participação social marcou o Seminário Estadual do Patrimônio Cultural: Circuitos Culturais e as Cidades, realizado na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) nos dias 24 e 25 de agosto.

Com a temática “O Circuito que queremos”, o encontro configura o primeiro passo para a instauração de um fórum permanente de discussão sobre o Circuito, uma das propostas da gestão do CCPL. A presidente do IEPHA/MG, Michele Arroyo, fala sobre o desdobramento desse objetivo. “Queremos propor vias de interação não somente entre os espaços do complexo, mas também com outras instituições culturais de Belo Horizonte e de todas as regiões do Estado”.

No turno desta manhã (24), houve a abertura oficial do seminário, com presença de autoridades e agentes da temática. O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, fala da importância do pertencimento cidadão aos espaços públicos disponíveis.

“Em Minas Gerais surgiu a primeira civilização urbana do país, resultando em um avanço cultural, econômico e político. Nesse sentido, partimos do Circuito Cultural Praça da Liberdade para discutir o espaço urbano. A ação governamental no circuito começa agora. A Praça da Liberdade precisa ter um poder de irradiação de sua vocação cultural e valorizar as potencialidades urbanísticas para ocupação de novos espaços. Será um aumento do perímetro físico do Circuito”, explica o secretário.

Neste primeiro dia de trabalhos, foram organizadas três mesas de debates. Na primeira constavam representantes dos espaços do circuito que são de gestão pública. Na segunda, estavam os responsáveis pelos espaços de parceria pública e privada. Por último, se sentaram membros dos espaços que tem como administração a tríade: poder estadual, entidade privada e governo federal.

Para Michele Arroyo, o momento de muito trabalho e desafios precede uma série de progressos. “Estamos em diálogo estreito com os gestores dos espaços, é uma troca, um aprendizado, para os dois lados. O objetivo é proliferar a pluralidade de temas dentro do circuito, garantindo os direitos culturais aos cidadãos. Esse seminário vem de encontro à nossa ideia de gestão compartilhada do circuito - que é de todos -, por isso, a conversa não pode se estancar na bilateralidade gestores e poder público, mas deve se expandir para a escuta da sociedade civil. Esse é um marco inicial de um canal de comunicação aberto que engloba todos interessados”, ressalta a presidente.

O seminário é aberto a gestores culturais, representantes dos órgãos de patrimônio, professores, comunicadores, movimentos sociais e coletivos que vêm atuando nas áreas da cultura, patrimônio, espaços públicos e urbanidade.

Confira a programação de amanhã (25 de agosto):

9h - Café de boas vindas

9h30 às 11h30 - Mesa Redonda IV: Redes e Circuitos

Três experiências diferentes de gestão de espaços culturais interligados a redes e sistemas de museus e centros culturais, abordando, assim, diferentes modelos de gestão.

Mediador:

Bernardo Mata Machado - SEC MG

Componentes:

Paulo José de Souza - Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Chefe da Representação Regional Minas Gerais

Luiz Fernando MIzukami - Técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (SEC - SP)

Daniel Rangel - Curador do Instituto de Cultura Contemporânea - SP

14h às 16h30 - Mesa Redonda V: Diversidade e Movimentos na Cidade

Um retrato da diversidade cultural e o diálogo entre os espaços e os movimentos de arte e cultura da cidade. A discussão em torno de experiências recentes de apropriação e ocupação de espaços e edifícios públicos, a partir de coletivos sociais.

Mediadora:

Regina Helena Alves da Silva - Fafich/UFMG

Piseagrama - Roberto Andrés

Ocupe Estelita - Francisco Laudemir Ferreira (PE)

Espaço Comum Luiz Estrela - Sílvia Andrade

Casa do Beco/Vila Estrela - Nil César

17h às 19h - Mesa Redonda VI: Mídia Alternativa e Circuitos de Cultura

O papel das mídias alternativas na construção de novos circuitos culturais. A formação e o diálogo com os novos públicos.

Mediador:

João Paulo Cunha - BDMG Cultural

Israel do Vale - Presidente da Rede Minas

Vinicius Romanini - ECA - USP (SP)

Lucas Bambozzi - Professor da FAAP - SP