21h39min - 12 de Maio de 2010 Atualizado em 08h38min - 22 de Junho de 2013

Seminário reúne 2 mil pessoas na discussão de ações para revitalização de rios

O fortalecimento da participação da comunidade nos comitês de bacia hidrográfica, a correta regularização ambiental de empreendimentos e o investimento em mecanismos limpos de desenvolvimento foram as principais propostas retiradas do II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Cerca de duas mil pessoas participaram do seminário.

BELO HORIZONTE (12/05/10) - O fortalecimento da participação da comunidade nos comitês de bacia hidrográfica, a correta regularização ambiental de empreendimentos e o investimento em mecanismos limpos de desenvolvimento foram as principais propostas retiradas do II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios que terminou nesta quarta (12) em Belo Horizonte. O documento contendo as principais conclusões obtidas durante os três dias do evento e aprovado pelos participantes na plenária final será utilizado como norteador para a elaboração de políticas públicas para gestão dos recursos hídricos em Minas e em todo país.

Cerca de duas mil pessoas de todo o país participaram do Seminário promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que, desde o dia 10, apresentou trabalhos de revitalização de rios em diversos países do mundo. O evento foi realizado em parceria com o Projeto Manuelzão, Copasa e Cemig e reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, organizações não governamentais, comunidades acadêmica e sociedade.

Segundo o coordenador do evento, o diretor de Gestão Participativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fernando Leite, o evento teve a participação de representantes de todos os comitês de bacia de Minas Gerais e de pelo menos dez Estados brasileiros. “Os trabalhos de revitalização de rios apresentados durante o Seminário são uma inspiração para as iniciativas que vem sendo tomadas em Minas e no Brasil”, destaca. “É o caso do esforço que Minas Gerais vem realizando na recuperação do rio das Velhas que vem unindo, com sucesso, diferentes segmentos do governo e da sociedade”, afirma Fernando Leite.

Durante os três dias de Seminário, os participantes puderem conhecer o trabalho bem sucedido de revitalização desenvolvido em rios da Europa, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul, além de experiências brasileiras com enfoques do governo e da sociedade civil. Os trabalhos apresentados foram a base para os debates sobre os diferentes modelos e conceitos de gestão das águas nas cidades e no campo.

Segundo Fernando Leite, a realização da segunda edição do Seminário e a grande participação das pessoas demonstra a dimensão da preocupação com a qualidade da água em todo o mundo. “O evento é parte de um projeto de criação de um movimento internacional pela revitalização de rios com o intercâmbio de projetos desenvolvidos”, afirma. “O desafio é dar continuidade ao trabalho e ampliar a mobilização em prol da causa”, completa.