Trabalho / Social

16h10min - 02 de Julho de 2014 Atualizado em 17h53min

Servas reinaugura usina de triagem e compostagem e lança coleta seletiva em Dom Joaquim

"A responsabilidade pelos resíduos gerados é de toda a sociedade, temos que repensar o consumo e cada um precisa fazer a sua parte", diz Célia Pinto Coelho

O município de Dom Joaquim tem sua Usina de Triagem e Compostagem (UTC) reinaugurada, por meio de uma parceria entre a prefeitura, com apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Anglo American e Ministério Púbico do Estado de Minas Gerais. O município também conta, a partir de agora, com a coleta seletiva.

A coleta seletiva integra o projeto Gerenciamento de Resíduos Sólidos com Inclusão Socioprodutiva e Geração de Trabalho e Renda para três municípios, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, em torno do empreendimento Minas Rio, da Anglo American, parceira da ação.

Em Minas Gerais, a implantação da coleta seletiva faz parte do projeto Reciclando Oportunidades: Gerando Trabalho e Renda, uma iniciativa do CMRR que já contemplou 41 municípios. “A responsabilidade pelos resíduos gerados é de toda a sociedade, temos que repensar o consumo e cada um precisa fazer a sua parte para apoiar a gestão dos resíduos”, dia a presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, que ressaltou também que "a responsabilidade pelos resíduos gerados é de toda a sociedade, temos que repensar o consumo e cada um precisa fazer a sua parte para apoiar a gestão dos resíduos” .

A presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Dom Joaquim (Ascadom), Juliane de Fátima, agradeceu a oportunidade e disse que “a UTC, juntamente com a coleta seletiva, vai contribuir para limpeza do município e para melhoria de vida dos catadores que irão trabalhar com a reciclagem na região”.

O projeto objetiva promover a erradicação da catação nos lixões e vias públicas com a implantação, ampliação e fortalecimento dos serviços de coleta seletiva e a consequente inclusão socioprodutiva dos catadores por meio do trabalho e renda, o fortalecimento do associativismo e a melhoria da qualidade de vida.

Assim como nos demais municípios, a ação foi precedida de diagnóstico municipal do sistema de limpeza pública, entregue no lançamento da coleta seletiva.

CMRR

O CMRR é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Servas, em parceria com o Sebrae Minas e apoio de empresas e entidades de classe. Além de apoiar municípios e cidadãos na busca de uma nova consciência ambiental, o CMRR oferece oportunidades para a geração de renda e inclusão sócia produtiva dos catadores de materiais recicláveis.