12h20min - 13 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 12h25min

Serviço de Resgate na capital já conta com a integração entre Bombeiros e Samu

Convênio tem como objetivo aprimorar a prestação dos atendimentos, padronizar condutas e garantir maior agilidade para a população

Divulgação/Bombeiros
Treinamento padronizou procedimentos para assepsia de viaturas e equipamentos

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) já estão aptos a atuar em conjunto na execução do serviço de resgate. A integração foi pensada para solucionar demandas e problemas do resgate na cidade de Belo Horizonte.

Dentro desse propósito, o Samu conduziu, neste início de fevereiro, um treinamento para aproximadamente 100 militares da ala operacional dos 1º, 2º e 3º Batalhões dos Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente do Samu e componentes do Grupo Gestor do Convênio, o treinamento teve como objetivo a padronização de condutas para assepsia de viaturas, materiais e equipamentos.

A intenção é que toda a limpeza das viaturas e materiais das Unidades de Resgate dos Bombeiros seja realizada na base do Samu, no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de Belo Horizonte. O processo vai aumentar  a biossegurança nos Batalhões e diminuir o risco de contaminação dos militares e das vítimas, com procedimentos de qualidade, obedecendo ao que preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Instrução Técnica Operacional 16 (ITO 16) do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o 1º Tenente Alexandre Cardoso Barbosa, um dos integrantes do Grupo Gestor do convênio, o trabalho conjunto entre os Bombeiros e o Samu é importante para a população e para os profissionais de ambas as Instituições. “A integração visa à melhoria na qualidade da prestação do serviço, por meio do compartilhamento de conhecimentos, práticas, equipamentos, materiais e a otimização de recursos humanos.  O treinamento foi apenas uma das fases da integração entre as Instituições, pois o Grupo está em harmonia com a gerência médica e de enfermagem do Samu para estruturação de treinamentos, melhoria do tempo resposta por realocação de recursos e viabilidade da regulação médica”, concluiu.

29 mil atendimentos

No ano de 2014, em todo o Estado, 70% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Somente em Belo Horizonte, foram atendidas, nos últimos três anos, 29.070 ocorrências, de acordo com dados do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS).

O convênio entre o Corpo de Bombeiros e a prefeitura municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Saúde e o Samu, foi firmado em 2011. No ano passado,  esse convênio foi renovado, com novas iniciativas e ideias para a melhoria na qualidade da prestação de serviço do atendimento de resgate para a sociedade mineira.