06h00min - 06 de Outubro de 2012 Atualizado em 11h13min - 01 de Julho de 2013

Sete Lagoas institui “Bolsa Catador” e exige coleta seletiva em condomínios

Cidade é considerada modelo quanto ao tratamento correto do lixo, com 60 toneladas de materiais recicláveis coletados por mês

Com uma coleta mensal de 60 toneladas de materiais recicláveis envolvendo cerca de 30 catadores, a cidade de Sete Lagoas, na região Central do Estado, é considerada um exemplo no tratamento correto do lixo.

Ainda este ano, a prefeitura da cidade vai iniciar o pagamento pelos serviços prestados à preservação do meio ambiente a uma associação de catadores. A entidade foi criada a partir de 2002 quando o município aderiu ao programa Minas Sem Lixões, implementado pelo Governo de Minas.

Com a extinção do lixão, Sete Lagoas implantou um programa de coleta seletiva, tomando por base orientações técnicas repassadas pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). E em 2012, foi criado o programa Bolsa Catador, por meio do qual a prefeitura vai remunerar os trabalhadores pelos serviços prestados à preservação do meio ambiente.

No primeiro ano de implantação da Bolsa Catador, a previsão é de que a prefeitura faça um investimento estimado em R$ 80 mil. Nos próximos anos, o valor do investimento deverá crescer à medida que aumentar o montante de materiais recicláveis coletados.

Por todas estas ações, o município é um dos mais avançados no Estado no que diz respeito à implantação dos serviços de coleta seletiva e encaminhamento de materiais recicláveis para indústrias de transformação. Uma das inovações adotadas pela Prefeitura é a exigência de programas de coleta seletiva nos novos condomínios construídos no município.

“Nos últimos anos, obtivemos consideráveis avanços, principalmente por termos superado o problema da existência de pessoas trabalhando num lixão. Conseguimos conscientizar os catadores de que eles são empreendedores envolvidos numa atividade econômica de fundamental importância para o meio ambiente e para a sociedade, além de gerar emprego e renda para o país”, comemora o secretário de Meio Ambiente de Sete Lagoas, Cláudio Ribeiro Figueiredo.