Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

11h23min - 19 de Setembro de 2012 Atualizado em 13h52min - 28 de Junho de 2013

Sete promove encontro com empresários em Montes Claros

O objetivo foi apresentar as metas e o andamento do programa Projovem na região

Wesley Soares
Café empresarial foi promovido pela Sete em Montes Claros, no Norte de Minas

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) realizou, na terça-feira (18), um café empresarial em Montes Claros, no Norte de Minas.  O evento em parceria com Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), entidade executora do Projovem Tabalhador/Juventude Cidadã em seis municípios da região, contou com a participação do empresariado local. Na oportunidade foram apresentados aos objetivos, metas e andamento do programa Projovem na região.

Durante o encontro o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo informou, que os investimentos previstos para Minas, através do Projovem, são da ordem de R$ 30 milhões. Rabelo, também deu um recado aos jovens beneficiados. “É um dos melhores programas do Brasil, que dá a chance de começar a vida sem ter que sair de perto da família, ao contrário do que aconteceu com brasileiros de gerações anteriores. Poder começar aqui, e perto da família é muito melhor”, definiu o secretário.

A coordenadora regional do Projovem, Salete Nether, reforçou com o empresariado o compromisso de inserir os jovens participantes do programa. “Ao conversar com os nossos estudantes, todos dizem que estão dispostos a fazerem o seu melhor, por isso, nós gostaríamos de sensibilizá-los para dar oportunidades a eles”, ressalta Salete.

Um dos alunos beneficiados, Donizete Sales, classificou o curso como sendo a melhor a oportunidade da sua vida. “O Projovem nos dá qualificação profissional e mais possibilidades de entrar para o mercado de trabalho”, enfatizou o aluno.

Representando os empresários presentes, o gerente regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ésio Darioli, comentou sobre a dificuldade de se encontrar técnicos disponíveis no mercado de trabalho. Segundo Darioli, a alternativa para solucionar essa carência e que os jovens aproveitem as oportunidades ofertadas pelo Projovem.  “Aconselho a vocês não buscarem empregos em grandes empresas, trabalhar em um local assim é muito bom, sem dúvidas. Quem gera mais empregos no Brasil são as micro e pequenas empresas e nelas vocês conseguirão conhecer em profundidade cada um dos departamentos. Dessa forma, terão mais chances de sucesso profissional”, encorajou o gerente.

Participaram do café empresarial o professor Wilson Ataír Ramos, presidente da Fadenor e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, que em seu discurso lembrou aos jovens a importância de uma qualificação de qualidade para ter espaço no mercado de trabalho.

Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã

O Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), executado em Minas Gerais pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE). O objetivo do programa é levar até os jovens mineiros a qualificação profissional a fim de inseri-los no mercado de trabalho.

O programa beneficia a região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Norte de Minas. Em 2012, o programa abrange 15 mil jovens com idade entre 18 e 29 anos, desempregados, com renda familiar per capita de até um salário mínimo que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio.

O programa tem a duração de seis meses, sendo dividido em aulas teóricas e práticas. Os participantes recebem auxílio no valor de R$ 600, distribuídos em 6 parcelas de R$100, comprovada frequência de, no mínimo, 75% nas atividades.