Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

13h24min - 24 de Julho de 2012 Atualizado em 08h39min - 28 de Junho de 2013

Sete recebe representantes das Secretarias de Trabalho de 15 estados brasileiros

Entre os temas que serão discutidos no encontro estão os avanços do sistema Mais Emprego

Wesley Soares
3ª reunião do Grupo de Trabalho do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) sedia, hoje, terça-feira (24), a 3ª reunião do Grupo de Trabalho do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, com a presença de representantes de 15 estados brasileiros.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou que esse é um momento ímpar para Minas Gerais no que se refere à qualificação profissional e geração de empregos. “Estamos muito satisfeitos com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho, que colocam Minas como o estado que mais gerou empregos no último mês. Somos também um dos estados que mais ofertam qualificação profissional a seus trabalhadores. Podemos dizer que oportunidades não faltam ao trabalhador mineiro”, afirmou o secretário.

Essa opinião foi compartilhada com o representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gleide Santos Costa. “Vejo Minas como um estado estabilizado em que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e os serviços prestados nas unidades funcionam muito bem. Aqui, o sistema funciona plenamente. Enquanto que em outros estados, parece haver menos comprometimento e paixão por trabalhar na geração de emprego e renda”, declarou.

Durante todo o dia, os participantes do evento, divididos em grupos regionais, vão discutir os desafios da operacionalização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o documento síntese das propostas de Governo para a Conferência Nacional do Trabalho Decente e os avanços do sistema Mais Emprego.

A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset) terá continuidade nesta quarta-feira (25), com a plenária geral e apresentação dos resultados das discussões dos grupos regionais.