Minas por Região
Social | Trabalho / Social

16h32min - 05 de Junho de 2013 Atualizado em 05h06min - 01 de Julho de 2013

Simpósio de Direitos Humanos reúne cerca de 150 profissionais em Belo Horizonte

Evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a Universidade Estadual de Minas Gerais

CEDIF / Divulgação
Projeto é essencial para a formação dos educadores em direitos humanos em Minas, afirma Juliano Fisicaro
Projeto é essencial para a formação dos educadores em direitos humanos em Minas, afirma Juliano Fisicaro

Cerca de 150 pessoas participaram do I Simpósio de Educação em Direitos Humanos promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), nesta terça-feira (04), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O objetivo da reunião, que integra a “3ª Semana UEMG”, foi apresentar as atividades desenvolvidas na área de direitos humanos pelas duas instituições, em especial o projeto “Educação de Formadores para Defesa Estratégica dos Direitos Humanos: pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social”.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Social (Sedese), Juliano Fisicaro, esse projeto é essencial para a formação dos educadores em direitos humanos no âmbito do Estado de Minas Gerais. “Essa parceria entre a Sedese e Uemg irá capacitar os educadores para que eles possam trabalhar essa temática de forma abrangente dentro do ambiente escolar. A escola é o ambiente ideal para o desenvolvimento de uma cultura dos direitos humanos e para isso a formação dos educadores é fundamental”, destacou. 

A vice-reitora da UEMG, Santuza Abras, disse que o grande papel de uma universidade é a troca de experiências entre a sociedade e outras instituições. Segundo ela, são essas parcerias que garantem o aprendizado mútuo.

Para trabalhar a temática com os profissionais das diversas áreas que estavam presentes - coordenadores de curso de ensino superior, agentes penitenciários, médicos, advogados, diretores de escolas, psicólogos, cuidadores de idosos, assistentes sociais, jornalistas, funcionários de hospitais, pedagogos, entre outros – foi realizado uma mesa temática. 

A mesa contou com a presença da diretora do Escritório de Direitos Humanos da Sedese, Ana Carolina Gusmão, e do coordenador do Centro de Pesquisa da Faculdade de Educação e Relações Étnico Racial da UEMG, professor José Eustáquio de Brito. Ao final dessa atividade foi elaborada uma carta de contribuição que irá auxiliar a construção do Plano Mineiro de Direitos Humanos.  

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato