Trabalho / Social

14h41min - 18 de Agosto de 2015 Atualizado em 17h18min - 19 de Agosto de 2015

Sines são reformulados e oferecem mais de 2 mil vagas de emprego em todo o estado

Problemas deixados pela gestão passada, como falta de pagamento, materiais e mão de obra foram sanados e a dívida de R$ 7 milhões será paga até o final do ano

Divulgação/Sedese
Atendimento no Sine de Caratinga

O Sistema Nacional de Emprego de Minas Gerais (Sine) oferece cerca de 2.700 vagas de emprego nas 133 unidades de todo estado. Além de encaminhamento a vagas de emprego, as unidades do Sine fornecem orientações relativas ao mercado de trabalho e são usadas por muitas empresas para a seleção de candidatos.  A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) coordena o funcionamento desta prestação de serviço.

Levantamento feito Superintendência de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Sedese verificou no começo deste ano que os postos dos Sines no estado estavam com problemas de carência de mão de obra, de materiais de trabalho e de falta de pagamento de contas referentes aos dois últimos anos. Isso causou transtornos no atendimento à população desde o ano passado, já que a internet chegou a ser suspensa por quatro meses.

Diante desse quadro, a atual gestão tomou medidas para solucionar o problema. A conexão online foi retomada desde o inicio de 2015, reestabelecendo o atendimento. As contas foram negociadas e a previsão é a de que até o final deste semestre os quase R$ 7 milhões passivos sejam quitados em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o superintendente de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Sedese, Márcio Luiz Guglielmoni, o funcionamento dos Sines é um compromisso do Governo do Estado e outras melhorias serão feitas nos próximos anos.

“Existe um grande desafio em relação à estrutura de funcionamento dos postos do Sine em Minas Gerais, que vai exigir maiores investimentos do Tesouro Estadual para melhoria na qualidade do atendimento e ampliação dos serviços da política de trabalho para a população, além da readequação e ampliação do número das equipes, aumentando a cobertura e aplicabilidade pelo Governo do Estado” afirma Guglielmoni.

Sobre o Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é uma ferramenta do Ministério do Trabalho responsável por intermediar a mão-de-obra com as vagas de emprego no Brasil.

Para consultar as vagas disponíveis, acesse: http://social.mg.gov.br/cidadao/vagas-sine

Clique aqui para saber qual a unidade do Sine mais próxima de você.