Ciência e Tecnologia

13h12min - 07 de Outubro de 2014 Atualizado em 13h25min

Solenidade marca o lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas

O evento vai ser realizado entre os dias 13 e 19 de outubro. As instituições envolvidas vão promover diversas atividades no Estado

Sectes/MG
Encontro foi realizado no auditório da UFMG, juntamente com a abertura da Febrat

“Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Este é o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai ser realizada entre os dias 13 e 19 de outubro. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (06/10), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), juntamente com a abertura da segunda edição da Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Os eventos são iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Na ocasião foi assinado o Memorando de Entendimento entre o MCTI, UFMG e Fapemig para a criação do centro de treinamento e capacitação nas áreas de projeto e fabricação de dispositivos semicondutores. Durante a solenidade, o professor e pesquisador em nanotecnologia do Departamento de Física da UFMG, Marcos Assunção Pimenta, recebeu o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente Gamarano, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, homenagearam o professor João Batista dos Mares Guia, irmão do patrono da premiação. Além de parabenizar o professor, destacaram a importância de valorizar e incentivar os projetos de pesquisa que contribuem para a qualidade de vida da sociedade.

“Um prêmio como este é um orgulho para os mineiros. O Governo de Minas tem premiado e reconhecido o trabalho dos pesquisadores que compartilham o conhecimento com a sociedade. Minas Gerais foi o estado que mais realizou eventos relacionados à Ciência e Tecnologia. Foram quase seis mil eventos em 2013”, enfatizou Vicente Gamarano.

O ministro aproveitou o momento para incentivar encontros acadêmicos como o ocorrido na UFMG. “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne estudantes da educação básica, ensino médio e superior. Convido a todos para mobilizar sobre o tema e trocar experiências”, convidou o ministro.

Durante a solenidade, o professor Marcos Assunção revelou que a sua trajetória se confunde com a do Departamento de Física da Universidade. “É uma honra enorme ser agraciado com um prêmio que reconhece a importância da pesquisa básica, indispensável para a produção de tecnologia”, afirmou.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante a programação da Semana, fundações, entidades de apoio à pesquisa, instituições de ensino, secretarias municipais e estaduais promovem diversas atividades para a comunidade local. De acordo com a coordenadora do evento em Minas Gerais e técnica da Sectes, Lívia Leão, a ideia é continuar avançando no ranking de atividades inscritas e participação de municípios.  “Queremos atingir todas as cidades do estado, além de incentivar a iniciação científica dentro das escolas municipais e estaduais”, afirma.

Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia

O Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica foi criado pelo Governo do Estado. Ele é concedido a pesquisadores mineiros, em anos pares; Unidades de Pesquisa de Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas sediadas no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares. O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores mineiros que se distinguem na condução de estudos e pesquisas que contribuem, de forma significativa, para o avanço da ciência, especialmente apresente potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico.