Economia / Desenvolvimento

11h29min - 27 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h30min

Standard & Poor’s ratifica grau de investimento para BDMG

Renovação de rating confirma o reconhecimento da governança do Banco

A agência Standard & Poor’s acaba de renovar o grau de investimento (investment grade) do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) dos ratings em escalas nacional (AAA) e global (BBB-). Com a conquista, o Banco reafirma avaliação de uma das mais conceituadas agências de classificação de risco em nível mundial.

Desde o ano passado, com a elevação de grau de investimento pela Standard & Poors, o BDMG pode contar com mais possibilidades, inclusive internacionalmente, de garantirfunding adequado para a ampliação de suas operações.

Um exemplo de captação internacional de recursos pelo BDMG foi o contrato de abertura de crédito de US$ 100 milhões junto à Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) assinado em agosto de 2013. O dinheiro será destinado às micro e pequenas empresas, com prazos longos e taxas reduzidas.

Além disso, o BDMG já participa do circuito mundial de bancos de desenvolvimento, discutindo estratégias e alternativas de funding com instituições financeiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Japan Bank For International Cooperation (JBIC), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) e a própria CAF.

De acordo com o relatório da S&P, o BDMG tem um papel fundamental e de longo prazo como instituição de apoio a setores estratégicos no Estado de Minas Gerais. A perspectiva estável do Banco indica que há um grande potencial de suporte à economia mineira.

Segundo o presidente do BDMG, Matheus de Carvalho, a renovação do rating reforça o posicionamento do Banco de buscar novas frentes de atuação. “Essa confirmação da avaliação positiva reflete o reconhecimento do trabalho realizado pelas recentes administrações do BDMG, que têm buscado garantir alternativas de funding para expandir as operações do Banco e contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Minas”, ressalta. Carvalho disse, também, que o investment grade demonstra a qualidade da administração do Governo de Minas Gerais e o seu apoio ao BDMG.