Minas por Região
Esportes

17h28min - 04 de Janeiro de 2013 Atualizado em 14h04min - 28 de Junho de 2013

Subsecretaria de Políticas sobre Drogas volta para a Secretaria de Esportes e da Juventude

Governo de Minas prevê investir R$ 100 milhões em programas voltados para o combate às drogas em 2013

SEEJ-MG/Divulgação
O secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini (ao centro) com equipe de técnicos da SEEJ
O secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini (ao centro) com equipe de técnicos da SEEJ

Com a finalidade de desenvolver e viabilizar políticas efetivas voltadas para o combate às drogas, o Governo de Minas transferiu a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) para a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) por meio da Lei 20.593, publicada no dia 28 de dezembro.

Minas é pioneiro no reconhecimento da urgência em adotar uma postura de enfrentamento e a criar uma estrutura orgânica específica para o enfrentamento do problema das drogas.  Em 2013, a previsão para investimentos na área é de cerca de R$ 100 milhões.

Para Patrícia Magalhães, assessora do subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, a transferência representa um ganho para a causa. “Acredito que o problema da dependência química envolve jovens e o esporte é uma das principais ferramentas de prevenção e reinserção social do dependente. Por meio de práticas esportivas, o dependente transforma o hábito antigo e passa a ter uma nova visão do mundo. Além disso, ajuda no tratamento, desintoxicação e bem-estar”, esclarece Patrícia.

A assessora conta que foi dependente química por 16 anos e, após tratamento realizado pela comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, ficou livre do vício e tornou-se uma referência de que existem formas para se combater o problema. “A indicação para o tratamento, feita pelo secretário de Estado de Esportes da Juventude, Eros Biondini, mudou a minha história. Atualmente, coordeno o projeto Mundo Novo Sem Drogas e pretendo militar nessa missão por toda a minha vida”, ressalta.

De acordo com Eros Biondini, inserir políticas para o combate às drogas na pasta da SEEJ é um ganho para sociedade. “A interação esporte, juventude e combate às drogas é um caminho de esperança, valorização e crescimento para o nosso povo, principalmente em relação à dignidade, à auto-estima, à descoberta de talentos e ao entusiasmo, impactando direta e positivamente em todas as outras políticas públicas, como saúde, educação, assistência social e segurança pública”.

Em sua trajetória política, Eros Biondini já apresentou vários projetos sobre o tema. Foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APACs e fundador do Mundo Novo Sem Drogas. – projeto que tem por objetivo resgatar os acometidos pelo mal das drogas que buscam um novo caminho. 

O projeto também se constitui num meio de triagem e encaminhamento de usuários de drogas às comunidades terapêuticas, apoio e orientação às famílias. “Integrar juventude, esporte e políticas que combatem as drogas é uma forma de mostrar para a sociedade que com união, comprometimento e força de vontade é possível acabar com esse mal. Para este trabalho de luta contra as drogas, não devemos ser simpatizantes, devemos doar nossas vidas", conclui o secretário.

Subsecretaria de Políticas sobre Drogas

Desde 2003, data de criação da Subsecretaria, o Governo de Minas não mede esforços para promover ações contundentes de combate aos problemas causados pelas drogas. No início, a Subsecretaria de Políticas Antidrogas foi vinculada à SEEJ e, a partir de 2010, foi reestruturada junto à SEDS. Em 2013, a órgão retorna para sua pasta de origem.

A Subsecretaria tem como objetivo primordial elaborar e propor políticas estaduais sobre drogas e ações necessárias para sua implantação. O órgão desenvolverá políticas públicas em conjunto com a Subsecretaria da Juventude e terá respaldo nos projetos esportivos da SEEJ.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato