09h27min - 13 de Novembro de 2014 Atualizado em 09h26min

Subsecretaria de Turismo disponibiliza cartilha com orientações para a gestão municipal

A cartilha foi fruto da necessidade identificada em esclarecer dúvidas na implementação do turismo nos municípios mineiros

Com o intuito de trabalhar o fortalecimento do turismo no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes-MG) elaborou documento com orientações práticas para o planejamento e gestão responsável do turismo por meio de diretrizes, metodologias e instrumentos adequados aos processos que permeiam a atividade. A confecção da cartilha foi fruto da necessidade identificada em apresentar orientações às dúvidas recorrentes na implementação do turismo no âmbito dos municípios mineiros.

O documento foi submetido à consulta pública para considerações quanto ao seu conteúdo em junho de 2014, momento em que foram coletadas contribuições de diferentes atores e instituições que compõem o setor turístico, como estabelecimentos de Ensino Superior, representantes das Instâncias de Governança, sociedade civil organizada, iniciativa privada e setor público.

Gestores que já tiveram acesso à cartilha reconhecem a importância do seu conteúdo, sendo considerada essencial para as ações dos municípios e Circuitos Turísticos. O documento está disponível na página da Subsecretaria de Estado de Turismo e também por meio do e-book: Orientações para o Planejamento e Gestão do Turismo em Minas Gerais.