Educação | Fazenda

14h53min - 13 de Março de 2013 Atualizado em 21h19min - 29 de Junho de 2013

Superintendências Regionais de Ensino se preparam para encontro de educação fiscal

Em 2013, capacitações serão realizadas nas SREs de Governador Valadares, Unaí, Varginha e Pirapora

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) iniciou este mês a mobilização nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para a realização do Encontro Temático e Oficinas, do programa Educação Fiscal Estadual. O programa tem entre seus objetivos inserir, de forma transversal, nas escolas mineiras, temas relacionados à origem e à aplicação do dinheiro público, como tributos, orçamento e controle dos gastos públicos.

Antes da realização do encontro, educadores das SREs participam de uma reunião preliminar. É nessa reunião que o programa é apresentado aos participantes e são esclarecidas possíveis dúvidas sobre realização do evento. O primeiro encontro foi realizado na SRE de Governador Valadares, no dia 05 de março. Já nesta quarta-feira (13) a reunião acontece com os educadores da SRE de Unaí.

“O encontro é dividido em duas partes. A primeira foi uma reunião técnica que tratou das diretrizes de implantação da educação fiscal na região. Já a segunda parte consiste em uma palestra sobre a relação entre tributo e a educação”, afirma analista educacional e organizadora do evento na regional de Unaí, Silvana Caixeta.

Educação Fiscal Estadual

A iniciativa integra a vertente ‘Conscientização’ do Programa ‘Minas Legal, Cidadania Fiscal’, que tem como objetivo unir Governo e Sociedade, numa ação em rede, na proteção das receitas públicas. A pretensão é contar com professores capacitados em Educação Fiscal em todas as cidades de Minas, desenvolvimento de projetos e distribuição de material pelas escolas e bibliotecas.

As secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e Educação (SEE) são as lideranças mais expressivas dessa atividade, que conta, ainda, com os parceiros institucionais do Programa de Educação Fiscal em Minas Gerais.