Agricultura

16h47min - 12 de Junho de 2015 Atualizado em 16h56min

Técnicos da Emater-MG iniciam curso de pós-graduação em Extensão Ambiental e Desenvolvimento

É a primeira vez que a empresa capacita centenas de servidores, simultaneamente, em todo o Estado

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) inaugura pós-graduação para servidores na segunda-feira (15/6) em Uberaba. Com o tema “Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”, a Emater vai capacitar 400 técnicos para a promoção da sustentabilidade no campo. O curso é promovido por meio da parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo do Estado.

As aulas presenciais serão ministradas em cinco polos regionais: Uberaba, Lavras, Viçosa, Montes Claros e Teófilo Otoni. No módulo básico, serão tratados assuntos como agronegócio e extensão rural, a saúde do agricultor e da população exposta ao uso de agrotóxico, e legislação aplicada à comercialização. Já nos módulos específicos, serão abordadas a bovinocultura, agroecologia, práticas de fabricação de Alimentos, educação ambiental e produção vegetal.

A grande novidade para este ano é a plataforma on-line onde o servidor cumprirá a maior parte da carga horária, cerca de 240 horas das 360 obrigatórias. Essa medida visa diminuir o tempo de deslocamento dos técnicos e aumentar a qualidade nos estudos. Será o próprio servidor que enquadrará a pós-graduação na própria rotina. O encerramento está previsto para final de 2016.

“Estamos preparando a Emater para o futuro, mudando para o paradigma da sustentabilidade. O nosso grande desafio agora é inserir a dimensão ambiental na atividade rural. Não podemos apenas focar a lógica da nossa ação no produto, mas, sim, no produtor, na família, na propriedade”, destaca o presidente da Emater, Amarildo Brumano Kalil.