Minas por Região
Fazenda

12h59min - 26 de Agosto de 2013 Atualizado em 13h06min

Técnicos do Rio Grande do Sul conhecem processos do Governo de Minas

Servidores do Tesouro Estadual do governo gaúcho vieram saber um pouco mais sobre os sistemas integrados de Fazenda e Planejamento

Carlos Alberto/Imprensa MG
Gaúchos foram recebidos pelo subsecretário do Tesouro Estadual de Minas e por técnicos da área
Gaúchos foram recebidos pelo subsecretário do Tesouro Estadual de Minas e por técnicos da área

A Secretaria de Estado de Fazenda recebeu a visita técnica dos servidores do Tesouro Estadual do Rio Grande do Sul, Leonardo Maranhão Busatto e Tatiane Wabner Rodrigues, que vieram conhecer os sistemas integrados de Fazenda e Planejamento aplicados em Minas Gerais, como aqueles utilizados para a execução orçamentária e compatibilizações entre programação orçamentária e financeira.

O chefe da Divisão de Programação Orçamentária, Leonardo Busatto, e a Chefe da Seção de Liberação Orçamentária da Divisão de Programação Orçamentária da Secretaria de Fazenda do estado gaúcho, Tatiane Rodrigues, foram recebidos pelo subsecretário do Tesouro Estadual, Eduardo Codo, e técnicos da área. Segundo Leonardo Busatto, no Rio Grande do Sul a Gestão Orçamentária é mais concentrada na Secretaria de Fazenda, daí o interesse das autoridades daquele Estado em conhecer a gestão aplicada em Minas Gerais, onde as secretarias de Fazenda e de Planejamento e Gestão atuam em conjunto na condução das políticas de Receita, Tesouro e de Planejamento na aplicação dos recursos.

O subsecretário Eduardo Codo explicou aos gestores gaúchos que o Governo de Minas Gerais possui em sua estrutura uma Superintendência Orçamentária de Gestão Pública, além de outros colegiados que promovem a harmonia entre o orçamento financeiro e o planejamento. Eduardo Codo mostrou também que é preciso manter um arranjo institucional apropriado para permitir a sustentabilidade fiscal do Estado e comprometer os gestores dos demais órgãos do Estado com a boa gestão do gasto público.

Para Leonardo Busatto, foi importante conhecer processos como compatibilização dos resultados Primário e Orçamentário, disponibilidade de caixa e limites de empenhos, além do estabelecimento de cotas, revisões bimestrais, suplementações orçamentárias e sistema operacional de relacionamento com os demais órgãos do Poder Executivo, além do SIAFI, que é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Minas Gerais.

Leonardo Bussatto destacou ainda que um fator muito positivo do Governo de Minas é a integração do sistema de compras com o da programação e execução orçamentária, permitindo verificar os valores já comprometidos com contratos de cada órgão para o exercício. Para ele, foi possível comprovar que o estado de Minas Gerais tem realizado um bom trabalho para possibilitar tanto o cumprimento das metas fiscais quanto a prestação dos serviços públicos à população, compreendendo bem o processo de planejamento e execução orçamentária de Minas Gerais, principalmente a partir do ajuste fiscal promovido em 2004.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato