Fazenda

17h41min - 30 de Março de 2012 Atualizado em 12h32min - 30 de Junho de 2013

Termina prazo para pagamento do IPVA 2012 em Minas Gerais

Taxa de renovação do licenciamento pode ser quitada até esta segunda-feira

Terminou nesta sexta-feira (30) o prazo para pagamento da terceira cota do IPVA de 2012 dos veículos emplacados em Minas Gerais, para quem optou pelo parcelamento. Na segunda-feira (2), vence o prazo para pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV), no valor de R$ 66,38, inclusive para veículos isentos do IPVA, como por exemplo, de pessoas portadoras de deficiência física, de embaixadas, consulados e táxis.

A TRLAV pode ser paga em qualquer agência ou terminais de auto-atendimento da rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas), bastando digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (Renavam).

Os contribuintes que não efetuaram o pagamento do IPVA estão sujeitos a multa de 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia, ou 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa selic). Quem não quitar a taxa de renovação dentro do prazo, incorre no pagamento de multa de 0,15% ao dia, até o trigésimo dia de atraso; 9% do trigésimo primeiro ao sexagésimo dia; e de 12% após 60 dias, além de juros (taxa selic).

Outras informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou pelo telefone 155 do LigMinas para todo o Estado de Minas Gerais.