Governo

11h07min - 16 de Setembro de 2015 Atualizado em 12h24min

Território Noroeste define demandas no Fórum Regional de Governo

alizada em Paracatu, segunda rodada registrou quase 500 participantes, que levantaram as prioridades para a região

Tamás Bodolay/Segov
O evento contou com a participação de 492 inscritos, de 18 municípios

O Território Noroeste de Minas Gerais recebeu a segunda rodada do Fórum Regional de Governo e definiu suas prioridades. A maior parte das demandas ocorreu nas áeras social, de saúde, educação e agricultura.

Realizado na Universidade Atenas, em Paracatu, o evento contou com a participação de 492 inscritos, de 18 municípios, que trouxeram à tona centenas de demandas e necessidades da região.

Três dos participantes Paracatu, Simone Lopes, Maria Eunice e Edina Sueli, apresentaram demandas na área de proteção social, pelo fortatacimento das entidades sociais  ligadas aos programas de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes carentes.

“O Fórum é uma grande oportunidade para o Governo atender aos anseios da população", avalia Simone Lopes que, juntamente com suas colegas, fazem parte da Fundação Conscienciarte.

O diretor da Universidade Atenas, Roberto Rabelo, levou proposta na área da saúde. “Queremos que o Governo de Minas seja nosso parceiro para transformar o hospital da universidade em hospital regional. Já temos duas mil assinaturas dos moradores da região solicitando essa reivindicação", destaca.

Do assentamento Herbert de Souza, com 87 famílias, a estudante do curso Educação no Campo, Andreia Campos, de Paracatu, foi eleita membro do Comitê de Planejamento Territorial (Complete). No âmbito das discussões, ela pretende lugar por melhorias na educação.

"Queremos cursos técnicos voltados para os jovens da zona rural e mais cursos de graduação para a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Como conselheira, quero acompanhar cada proposta aprovada no Fórum junto ao Governo".

Reivindicações

Por ser uma região com forte vocação para a agricultura, muitas demandas tiveram como foco esse setor da economia local. Uma das principais reivindicações foi o fomento à construção de fábricas de doces e vassouras.

O objetivo é priorizar o pequeno produtor rural, agregando valor aos seus produtos e transformando a matéria-prima em semi-industrializado, gerando mais emprego e renda no campo.

Outra reivindicação importante apresentada foi a implantação de centros de especialidades médicas em três dos principais municípios da região: João Pinheiro, Unaí e Patos de Minas, considerando o vazio assistencial dessas microrregiões, que garantiriam o atendimento especializado.

Completes

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, César Lima, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Complete, núcleo que irá acompanhar as 50 demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.

O Complete do Território Noroeste irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Paracatu. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.