Governo

18h02min - 11 de Julho de 2015 Atualizado em 11h31min - 14 de Julho de 2015

Território Norte elege suas prioridades na segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo

Ao todo, 59 cidades do Norte de Minas foram representadas por cidadãos que ajudaram construir consensos para chegar a dezenas de propostas

Divulgação
Cidadãos apresentaram problemas e sugestões nos formulários de Diagnóstico Territorial

O Norte de Minas Gerais já definiu quais as prioridades a região irá apresentar para compor o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A segunda etapa do Fórum Regional de Governo – Território Norte, realizada neste sábado (11/7), em Montes Claros, reuniu 470 pessoas para debater os mais de 300 problemas apresentados nos formulários de Diagnóstico Territorial e definir uma ordem de importância levando em conta a população que será beneficiada.

Divididos em cinco grupos temáticos – Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública e Educação e Cultura – 59 cidades do Norte de Minas foram representadas por cidadãos que exercitaram o diálogo e a capacidade de construir consensos para chegar a dezenas de propostas que irão beneficiar todos os microterritórios da região Norte.

Na área da Saúde, dentre as necessidades apresentadas estão a construção de centros especialidades médicas e implantação de teleconsulta para apoiar a atenção primária à saúde, a implantação de uma rede de saúde prisional nos 17 Territórios de Desenvolvimento e a adoção do Plano de Cargos e Carreiras do SUS. Na Educação, foi demandada a construção de moradia estudantil e creche na Unimontes, criação de uma supervisão e colegiado político-pedagógico de Educação no Campo pela Secretaria de Estado de Educação. Também foi sugerida a criação de cursos pré-vestibulares populares geridos por entidades.

Para a Cultura, os participantes do Fórum Regional Norte reivindicam a democratização dos recursos, prestação de contas desburocratizada e a criação de uma agenda itinerante de arte e cultura para descentralizar a ação cultural do Estado. Já como medida essencial na área de Proteção Social, foram apontadas a melhoria, ampliação e descentralização dos Conselhos Tutelares da região e a criação de uma defensoria especializada para atender crianças e adolescentes.

Revisão de políticas públicas

O grupo que se debruçou sobre o eixo Desenvolvimento Econômico pediu mais investimentos na estrutura de transporte que permita o escoamento da produção, a criação de uma política de incentivo para os pequenos empreendimentos e programas de capacitação de mão de obra urbana e rural. Também foi apontada a necessidade de repensar a atuação da Ruralminas e da Emater, além da regularização fundiária contemplando povos tradicionais, indígenas e assentamentos da Reforma Agrária.

O grupo que se dedicou ao tema da Segurança Pública apontou a necessidade da criação de centros socioeducativos em Janaúba, Januária e Taiobeiras, assim como a construção de um centro socioeducativo feminino em Montes Claros. O aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar e a criação de batalhões do Corpo de Bombeiros em Salinas e Curvelo também são consideradas ações essenciais.

“Hoje, se precisar mandar socorro para Salinas, são 3 horas e meia, por isso a necessidade de mais batalhões no Território Norte”, afirmou Jorge Faria, relator do grupo de Segurança.

Comitê de Planejamento Territorial

A segunda etapa do Fórum Regional de Governo Norte terminou com a eleição de 25 membros para o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que agora irá acompanhar o encaminhamento das propostas no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e a elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Todas demandas apresentadas serão detalhadas para que sejam identificados projetos e recursos necessários para sua implementação. Um encontro com os integrantes dos Complete’s dos 17 Territórios de Desenvolvimento está marcado para o dia 19 de setembro, em Belo Horizonte.