Governo

10h32min - 27 de Julho de 2015 Atualizado em 10h58min

Território Sudoeste aponta suas principais demandas no Fórum Regional de Governo

Evento realizado em Passos contou com 268 participantes, que indicaram necessidades como cursos profissionalizantes e melhoria da infraestrutura turística

Tamás Bodolay
Segunda etapa do Fórum Regional Território Sudoeste, em Passos

Uma nova forma de governar. Essa é a definição que o agricultor Marcelo Francisco da Silva, que veio da cidade de Guapé, a 93 km de Passos, atribuiu ao Fórum Regional Território Sudoeste, cuja segunda etapa aconteceu em Passos, no sábado (25/7). Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Silva é produtor de açúcar mascavo, rapadura e café.

Para Silva, é muito importante que os próprios habitantes da região definam suas prioridades, premissa número um dos Fóruns Regionais. “Isso mostra que o governo está realmente empenhado em colocar em prática uma gestão participativa”, afirma.

Outro participante do Fórum Regional do Território Sudoeste, o gestor de Turismo Regional de Passos, Ketler Silveira, considera importante o trabalho em conjunto entre governo e população como forma de fortalecer os municípios mineiros.

De Delfinópolis, a 80 km de Passos, o prefeito Pedro Paulo Pinto, acompanhado de vereadores e técnicos da prefeitura, fez questão de participar do Fórum Regional para sugerir pavimentação asfáltica entre os municípios de São João Batista do Glória e Delfinópolis, obra que favorecerá o turismo e o escoamento da produção agrícola local.

“Esta é uma reivindicação de todos os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). Acho muito interessante o que o governador Fernando Pimentel está fazendo, pois além de ouvir os moradores, ele está cumprindo os compromissos assumidos pelo Governo”, afirma.

A demanda acabou sendo incluída na relação final do eixo temático Infraestrutura e Logística. Assim como Marcelo Francisco, Kleyber Silveira e o prefeito Pedro Pinto, outros 265 participantes debateram um total de 368 problemas e necessidades da região apontados nos formulários.

Os Fóruns Regionais são compostos também por outros quatro eixos temáticos: Segurança Pública; Educação e Cultura; Saúde e Proteção Social; e Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico.

Da área de Segurança Pública, os participantes elegeram como prioridades o aumento de vagas no sistema prisional e reforma da cadeia pública de Alpinópolis. Também foi mencionado o aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil para melhor atender à população.

Êxodo de jovens

O acentuado êxodo de jovens da região Sudoeste para centros maiores nos últimos anos foi um problema destacado no eixo Desenvolvimento Produtivo. Deste debate surgiu como uma das prioridades a ampliação dos cursos técnicos e profissionalizantes.

Na área de Turismo, foi proposto apoio à infraestrutura, melhorias na sinalização e acesso, além da construção de um centro de apoio ao visitante. Eles procuram muito o território em razão do lago de Furnas e do Parque da Serra da Canastra.

Já a área de Educação e Cultura apontou a necessidade de incrementar a parceria das faculdades locais com a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Ela irá oferecer o curso de medicina em Passos a partir de 2016, atendendo a uma antiga demanda local. No eixo da Saúde foram indicados pelos participantes o término da construção do Centro Viva Mulher e o novo hemocentro regional de Passos.

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, Wieland Silberschneider, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.

O Complete do Território Sudoeste irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Passos. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.