Governo

13h47min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 13h52min

Território Triângulo Sul define suas prioridades no Fórum Regional de Governo

Cerca de 500 moradores indicaram as prioridades da região dentro dos cinco eixos de ação definidos pelo Governo do Estado

O décimo quinto território a receber a segunda etapa do Fórum Regional de Governo foi o Triângulo Sul, nesta terça-feira (29/9), em Araxá. O evento foi acompanhado por cerca de 500 moradores, que indicaram as prioridades da região dentro dos cinco eixos de ação definidos pelo Governo do Estado.

O Território de Desenvolvimento Triângulo Sul é composto por 27 municípios, divididos em três microterritórios: Araxá, Frutal e Uberaba. Lideranças políticas, empresários, integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil debateram os problemas apontados no Formulário de Diagnóstico Territorial.

Sebastião Andrade, representante do Sindicato da Agricultura Familiar de Araxá e Região e coordenador de 13 assentamentos de reforma agrária, foi um dos que apresentaram demandas. “Estamos reivindicando assistência técnica, trator, grade, arado e melhoramento das estradas", afirmou. Nos assentamentos, são produzidos leite, café, milho, feijão, queijo e horticultura.

Isabel Cristina dos Santos reivindicou um centro de reabilitação para mulheres dependentes químicas. "Não podemos deixar nossas mulheres abandonadas. Seus filhos precisam de apoio", afirmou Isabel, que é auxiliar de serviços gerais e técnica de nutrição.

Prioridades

Os integrantes do grupo Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica priorizaram o aumento da coleta seletiva, a criação uma política de desenvolvimento econômico regional que contemple a implantação de gasoduto, aeroporto internacional de passageiros e de cargas e o fortalecimento do parque tecnológico, que vai agregar valor aos bens produzidos no território. O eixo também abrangeu demandas do turismo e da agricultura.

A construção do aeroporto de cargas e do gasoduto também foi discutida no eixo Infraestrutura e Logística. Além disso, os participantes priorizaram melhoria nas estradas, asfaltamento e apoio aos municípios para custeio do transporte escolar.

No eixo Proteção Social e Saúde, a população indicou custeio e investimento nos hospitais públicos e filantrópicos da região, implantação da Rede de Urgência e Emergência e Samu Regional na Região Ampliada de Saúde, implantação do programa Saúde na Praça nos municípios do território, ampliação das unidades de acolhimento institucionais de crianças e adolescentes e criação de Centros de Comercialização para Economia Popular Solidária por microrregião.

Na área de Segurança Pública, as principais demandas foram aquisição de viaturas, armamento letal e não letal e equipamentos para os órgãos do sistema de defesa social, implantação e ampliação do sistema Olho Vivo, instalação de uma nova sede da Delegacia de Polícia Civil em Araxá e criação do Comando Regional do Corpo de Bombeiros em Uberaba.

Já o eixo Educação e Cultura definiu prioridades dentro das áreas de educação especial, transporte e gestão escolar, infraestrutura e estrutura administrativa nas escolas, valorização dos profissionais da educação, ensino superior, educação inclusiva e educação do campo, fomento à produção cultural, preservação dos patrimônios históricos e da cultura local, entre outras.

Complete

O objetivo dos Fóruns é oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. Os dados levantados juntamente com a população irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Após a apresentação das prioridades na plenária final, foram anunciados os representantes eleitos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas do território identificadas pela população.