Minas por Região
Copa do Mundo

11h12min - 24 de Junho de 2014 Atualizado em 12h31min

Torcedores da Costa Rica estão na capital para incentivar a seleção da América Central

Desde o último domingo (22/06), é possível ver pelas ruas de Belo Horizonte os costa-riquenhos, otimistas para o jogo contra a Inglaterra, no Mineirão

Renata Silva/Setes MG
Torcedores da Costa Rica acreditam em mais uma vitória da seleção diante da Inglaterra no Mineirão
Torcedores da Costa Rica acreditam em mais uma vitória da seleção diante da Inglaterra no Mineirão

Quando a Seleção da Costa Rica caiu no grupo de Inglaterra, Uruguai e Itália, no sorteio das chaves da Copa do Mundo, em dezembro de 2013, nem o mais otimista dos torcedores poderia imaginar que a então modesta equipe da América Central deixaria os campeões mundiais para trás e seria destaque na primeira fase do Mundial. Em sua quarta participação na Copa, os costa-riquenhos não tomaram conhecimento dos sete títulos que seus adversários da chave D têm no currículo e chegaram dispostos a surpreender nos gramados brasileiros.

Nos dois primeiros jogos na Copa, Los Ticos, como são conhecidos, venceram os uruguaios por 3 a 1 e os italianos, por 1 a 0. Nesta terça-feira (24/06), a equipe costarriquenha enfrenta a já desclassificada Inglaterra, no Mineirão, às 13h, pela última rodada da fase de grupos da Copa.

Desde o último domingo (22/06), é possível ver pelas ruas de Belo Horizonte os animados torcedores da Costa Rica, otimistas para o jogo contra a Inglaterra. Já com vaga assegurada nas oitavas de final, eles buscam a vitória para garantir a primeira colocação do grupo.

Se para a maioria dos fãs de futebol a campanha costarriquenha era inesperada, para os torcedores do time do técnico Jorge Luiz Pinto os bons resultados são consequências do trabalho em equipe. “Temos destaques individuais, como o goleiro Navas e o atacante Campbell, mas o time todo, o conjunto, é que faz a seleção forte”, destaca Nícolas Ortega, que veio de San Jose para acompanhar o time em Belo Horizonte.

Segundo o torcedor Ronald Rojas, a boa campanha na Copa do Brasil era um grande sonho que se tornou realidade. “Em um grupo de campeões mundiais, a Costa Rica foi a coadjuvante que roubou a cena. Viemos para mostrar que também podemos buscar nosso lugar ao sol no futebol internacional”, garante. Entre os possíveis adversários, a intenção é fugir de um confronto com a Colômbia. “Acredito que enfrentar Grécia ou Costa do Marfim é menos difícil que pegar os colombianos logo de cara. Não existe jogo fácil, mas o ideal é pegar adversários menos complicados por agora”, concluiu.

Jorge Greco sonha alto. Para ele, a Costa Rica chegará, pelo menos, entre os quatro primeiros colocados da Copa. “Se conseguimos a classificação nessa primeira fase tão difícil, vencer os jogos decisivos também é algo possível para nós. Basta que o time tenha foco, vontade e seja, como sempre, a Seleção Pura Vida”. Pura vida é uma expressão utilizada na Costa Rica que significa algo como ‘tudo bem’ e está estampada em grande parte das camisas usadas pelos ticos.

No Brasil, a Costa Rica faz sua quarta participação na Copa do Mundo. A melhor campanha foi em 1990, quando o time passou para as oitavas de final, ganhando de Escócia e Suécia, e perdendo para o Brasil. No mata-mata, foi eliminada pela Tchecoslováquia. Se ganhar da Inglaterra, será a primeira vez que os costarriquenhos vencem todas as partidas da fase de grupos da Copa do Mundo. O próximo desafio será passar para as quartas de final, algo inédito para um time da América Central.

Lembranças de BH

O time inglês não guarda boas lembranças de Belo Horizonte. Trata-se da segunda vez que a equipe entra em campo na capital mineira em uma partida de Copa do Mundo.

No dia 29 de junho de 1950, no Estádio Independência, os ingleses foram derrotados por 1 a 0 pelos Estados Unidos, um dos resultados mais surpreendentes da história das Copas. Naquele ano, a Inglaterra encerrou sua participação no Mundial com apenas uma vitória conquistada na chave formada por Espanha e Chile, além dos norte-americanos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato