Copa do Mundo

10h47min - 23 de Junho de 2014 Atualizado em 11h47min

Torcedores enviam cartões-postais com imagens da capital mineira para familiares e amigos

Centenas de postais foram escritos para países como Canadá, Noruega, Austrália, Malásia, Polônia, Alemanha, País de Gales, Irlanda, Japão, França e Hong Kong

Fernanda Maria/SMCOPA
Vestido com a camisa do Irã, o argentino Marcos Leiva escreve um cartão para a mãe e o irmão

Em meio às comemorações da torcida e aos lances dos craques no gramado, o público que for ao Mineirão curtir um dos jogos da Copa do Mundo também tem a oportunidade de reviver um hábito muito comum em tempos passados: enviar um cartão-postal, via correio, para quem está longe. Esse é o propósito da ação da Belotur, “Seu Postal Vai Viajar”, realizada no estande turístico da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas, instalado na esplanada do estádio.

Mesmo a quilômetros de casa, o arquiteto José Renato estava com o pensamento na família que ficou em São Paulo. Em Belo Horizonte, o paulista assistiu a vitória da Argentina por 1 a 0 sobre o Irã, neste sábado (21), válida pela segunda rodada do grupo F. “Escrevi um cartão para os meus filhos, que me pediram uma lembrança da Copa do Mundo. Escolhi as fotos da Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, e da Praça da Liberdade, porque gosto muito do trabalho do Niemeyer”, disse.

Verônica Elvira, moradora de Buenos Aires, veio à capital mineira com os amigos para o jogo no Mineirão. “Achei a Lagoa da Pampulha muito bonita. Enviei um postal para meus pais e meu irmão dizendo que dei sorte à Argentina e, por isso, ganhamos a partida”, brincou.

Entre tantos hermanos, um torcedor com a camisa do Irã também escrevia um postal no estande na esplanada. “Mas sou argentino, de Mendoza. Troquei de camisa com um iraniano no final da partida”, explicou Marcos Leiva. Animado, ele resolveu comemorar a vitória da sua seleção enviando uma mensagem para a família que ficou em sua terra natal. “Não jogamos bem, mas, graças à Messi, vencemos o jogo”, destacou.

Além da Argentina, centenas de postais foram escritos para países como Canadá, Noruega, Austrália, Malásia, Colômbia, Polônia, Alemanha, País de Gales, Irlanda, Japão, França, Inglaterra, Bélgica e Hong Kong. Eles serão postados, gratuitamente, pela Belotur no correio. Somente no primeiro fim de semana de Copa do Mundo em Belo Horizonte, mais de seis mil pessoas participaram da ação “Seu Postal Vai Viajar”.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.