Minas por Região
Copa do Mundo

16h52min - 22 de Junho de 2013 Atualizado em 13h25min - 01 de Julho de 2013

Torcedores japoneses e mexicanos enaltecem hospitalidade mineira

Visitantes foram ao Mineirão para acompanhar a disputa válida pelo Grupo A da Copa das Confederações

Aline Rodrigues / Secopa MG
Grupo de São João del Rei faz afesta com japonês Gotaro Tsukikawo no Mineirão
Grupo de São João del Rei faz afesta com japonês Gotaro Tsukikawo no Mineirão

Belo Horizonte recebeu neste sábado (22) a visita de vários torcedores estrangeiros, que vieram acompanhar o jogo entre Japão e México pela Copa das Confederações. Em clima amistoso e de muita diversão, a esplanada do Gigante da Pampulha começou a ficar movimentada antes das 14h, e japoneses e mexicanos foram os protagonistas da festa.

Direto de Tóquio, os amigos Tomo Ihikawa e Harwki Fuji estão em Belo Horizonte pela primeira vez para acompanhar a seleção do país. Impressionados com a organização da cidade, os turistas destacaram o clima da capital e a segurança. “Fomos a Recife, Brasília e agora estamos em Belo Horizonte. Sofremos com o calor em outras cidades, aqui o clima está ameno, muito bom”, destacou Harwki, entre uma foto e outra com torcedores brasileiros.

Adversário do Japão no jogo deste sábado, o México também contou com vários representantes em Belo Horizonte. Maria Helena Ortega e Melissa Ortega, mãe e filha, embarcaram da Cidade do México direto para o Brasil e aproveitaram o estande da Belotur e Setur, no Mineirão, para mandar gratuitamente um postal para a família, no México. “Chegamos ontem (sexta-feira), as pessoas são adoráveis. Muito atenciosas”, disse Melissa.

No meio de japoneses e mexicanos, vários brasileiros aproveitaram para irem ao Mineirão curtir o jogo. O estudante de 18 anos, Pedro de Souza Coelho, optou pela fantasia do humorista mexicano Carlos Villagran, que interpretou o Kiko no seriado Chaves. “Sou de Belo Horizonte e resolvi homenagear e torcer pelo México caracterizado de Kiko”, disse o jovem.

Um grupo de amigos de São João del-Rei, interior de Minas Gerais, viajou 180 quilômetros para torcer de perto pela seleção de um amigo. Gotaro Tsukikawo, natural do Japão, mora no interior mineiro há pouco mais de um ano. “Viemos fazer companhia a ele e aproveitar para conhecer o Mineirão. Estamos nos divertindo muito”, destacou o são-joanense Leonardo Portela, que veio acompanhado de outros amigos da capital e do interior.

Desde sexta-feira (21) em Belo Horizonte, Noel Arostegui, da Cidade do México, aproveitou para conhecer o Mercado Central e destacou a culinária mineira. “O pão de queijo é realmente muito bom. Também gostei muito do churrasco. A minha expectativa é que o México consiga ao menos uma vitória”, disse o torcedor. Eliminados da Copa das Confederações, Japão e México se enfrentaram pela terceira rodada do Grupo A da competição. Na partida, os mexicanos venceram os japoneses por 2 a 1.

Hospitalidade mineira

A imprensa japonesa presente no Stadium Media Center (Centro de Mídia do Estádio) montado no Mineirão destacou a hospitalidade mineira neste sábado (22). Pelo menos 200 profissionais visitaram o estande de Belo Horizonte dentro do SMC, onde receberam informações gerais sobre a cidade e o Estado, além de brindes. “Ficamos impressionados com a hospitalidade local e com o nível das informações prontamente prestadas no estande. Belo Horizonte foi a única cidade que nos ofereceu brindes. Vou levar um belo souvenir daqui para Tóquio”, disse o jornalista Shintaro Kano, da agência Kyodo News.

O repórter Nakamura Yuuka, do jornal Chugoku, de Hiroshima, destacou o clima da cidade. “É bem melhor estar numa cidade com esse clima de montanha”, pontuou. A temperatura amena, diz, favoreceu seus deslocamentos. Yuichi ainda opinou sobre a limpeza da capital. “Reparei que os fumantes jogam guimbas de cigarro no chão, mas aqui em Belo Horizonte, há muito menos em comparação com o que vimos no Rio e em São Paulo”, comentou.

A jornalista Yuichi Yamasaki, do jornal Mainichi, ficou impressionada com a arborização da cidade e sentiu-se segura ao caminhar sozinha pelas ruas. “Vi muitas árvores de grande porte pelos canteiros centrais. Aqui, me senti à vontade para sair na rua sozinha. Dei voltas pelo quarteirão do meu hotel e notei que as pessoas são muito receptivas”, disse a jornalista, que está hospedada em um hotel no bairro de Lourdes.

“Como a cidade está bem localizada, farei muitas recomendações a meus colegas para que, da próxima vez, eles se hospedem em Belo Horizonte”, revelou. Yuichi disse estar muito impressionada pela hospitalidade mineira. “As pessoas com as quais tive contato sempre estiveram muito dispostas em nos ajudar. Foram muito generosas”, concluiu Yuichi Yamasaki.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato