14h24min - 26 de Junho de 2014 Atualizado em 16h03min

Touros selecionados vão fortalecer a bacia leiteira da cidade de Coromandel e região

Município do Alto Paranaíba ocupa o quinto lugar na produção de leite em Minas, com tiragem anual da ordem de 111,20 milhões de litros

O município de Coromandel, no Alto Paranaíba, terá sua primeira feira de touros do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) nesta sexta-feira (27/06). Um lote de 20 reprodutores, com qualidade garantida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), será colocado à venda – com crédito facilitado –, a partir das 9h, no Parque de Exposições Antônio Daguer. Os compradores serão orientados por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

“Criado há sete anos pela Seapa, o Pró-Genética, com suas feiras e leilões de reprodutores, está cumprindo seus objetivos”, diz o secretário da Agricultura, André Merlo. Para ele, o aperfeiçoamento dos rebanhos interessa inclusive aos produtores de municípios que já se destacam com animais de alta qualidade, como Coromandel, quinta maior bacia leiteira do Estado, sendo a sua produção anual da ordem de 111,20 milhões de litros. As primeiras colocações são dos municípios de Patos de Minas, Ibiá, Unaí e Patrocínio, segundo dados do IBGE.

“Os touros selecionados para venda na feira de Coromandel, além de atender ao plantel de leite, podem melhorar também o gado de corte”, acrescenta André Merlo. O secretário ainda assinala que os pecuaristas se beneficiam do apoio dos extensionistas da Emater inclusive na mobilização dos possíveis compradores e na indicação dos reprodutores mais adequados para cada plantel.

Acesso à qualidade

O extensionista local da Emater, Regis Pereira Cruvinel, também assinala que as feiras de touros do Pró-genética representam uma excelente oportunidade para os produtores incluírem em seu plantel animais de alta qualidade. “Neste caso, com a ajuda do programa, fazem as aquisições no próprio município, portanto sem custo com frete e contando com a possibilidade de comprar a crédito”, observa.

“A principal vantagem é a garantia de qualidade dos touros colocados à venda. Na feira de Coromandel serão animais das raças Nelore (12) Gir (6) e Brahman (2)”, diz o presidente do Sindical Rural de Coromandel, Rodrigo Herval. O dirigente também acredita que a feira do Pró-Genética despertará o interesse dos criadores de gado de corte e acrescenta que talvez a demanda por touros supere a oferta.

Já o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires, aponta para a necessidade de intensificar a inclusão de reprodutores de alta qualidade no rebanho bovino de Minas Gerais. “Contamos com 24 milhões de cabeças de bovinos, sendo cerca de 10 milhões de fêmeas em reprodução e novilhas. Essas fêmeas têm a cobertura de 330 mil touros e cerca de 30 mil atualmente apresentam o padrão Pró-Genética”, explica.

Em 2013, o Pró-Genética realizou 43 feiras e leilões, possibilitando a comercialização de mil reprodutores com qualidade garantida pela ABCZ. Para este ano estão programados 45 eventos. O programa também conta com a parceria de prefeituras, sindicatos dos produtores rurais, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).