Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

19h03min - 30 de Janeiro de 2013 Atualizado em 14h38min - 28 de Junho de 2013

Trabalhadores de Uberlândia recebem certificação profissional

Ao todo, 150 alunos se formaram nos cursos de qualificação em Mototáxi e Motofrete, promovidos pela Sete

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, participou, nesta terça-feira (29), da formatura de 150 alunos dos cursos de qualificação em Mototáxi e Motofrete, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, promovidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O curso atende à Resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui, a partir do dia 2 de fevereiro, curso especializado obrigatório destinado aos mototaxistas e motofretistas. De acordo com a Lei 12.009, para o exercício do mototáxi e do motofrete, o profissional precisa ser aprovado no curso especializado, ter completado 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A” e utilizar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos.

O secretário Hélio Rabelo destacou a importância das parcerias firmadas pela Sete para oferecer cursos de qualificação em diversas áreas do conhecimento e colocação dos profissionais no mercado de trabalho. O secretário também anunciou a oferta de mais 300 vagas para os cursos de Mototáxi e Motofrete em 2013.

“Estamos muito satisfeitos com o que vemos aqui. Profissionais conscientes do seu papel na sociedade, capacitados para transportar, com segurança, pessoas, objetos, valores, remédios, enfim, trabalhadores que sustentam suas famílias com dignidade e que prestam serviços de grande importância. Vamos qualificar quantos profissionais nos procurarem, quantos forem necessários”, afirmou.

Os alunos, além da certificação gratuita e material didático, também receberam vale-transporte e lanche, durante as 30 horas de aulas do curso de Mototáxi, 10 complementares do curso de Motofrete e ainda 40 horas do curso de Competências Básicas para o Trabalho.

Em 2012, o curso foi ofertado a 25 trabalhadores uberlandenses, num projeto piloto da Sete, que está capacitando outros 150 em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e com inscrições abertas para mais 150 na Capital.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego também anunciou a criação de um projeto para oferecer microcrédito aos mototaxistas, motofretistas e motoboys de Uberlândia, para que possam investir nos equipamentos de segurança e motocicletas. “Temos o programa de microcrédito para pequenos empreendedores. Por que não expandi-lo, alcançando esses trabalhadores? Quando unimos esforços e vontade de trabalhar os resultados aparecem. Vamos nos debruçar sobre esse projeto e fazê-lo virar realidade”, concluiu.

Também participaram do evento o deputado estadual, Tenente Lúcio; o presidente da Câmara de Vereadores de Uberlândia, Márcio Nobre; a diretora do Sest/Senat, Rosânia divina de Medeiros; o superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da Sete, Bruno Dias Magalhães; o diretor regional da Sete, Sandoval Pinheiro Machado; e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Uberlândia, Eliomar Cândido "Bozó".

Parceria na qualificação de jovens

Na segunda-feira (28), o secretário também participou, em Uberlândia, da formatura de 300 alunos do Programa Elos dos Conhecimento, da empresa Algar Tecnologia. O programa, parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, oferece qualificação profissional gratuita a jovens que estão cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Com foco em empreendedorismo, os alunos recebem instruções e orientações necessárias para auxiliá-los na busca por oportunidades de trabalho. Em dois anos de existência, o programa capacitou mais de mil alunos e aproximadamente 50% foram contratados pela Algar Tecnologia.