Minas por Região
Social | Trabalho / Social

17h01min - 01 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h02min

Trabalho do Governo de Minas destinado a pessoas idosas é destaque em debate na capital

No Dia Internacional do Idoso, secretário de Desenvolvimento Social apresentou diversos serviços e ações do Estado que visam ao envelhecimento digno da população

Nádia Bícego
Cássio Soares destacou ações como o Disque Direitos Humanos e a campanha Rompendo o Silêncio
Cássio Soares destacou ações como o Disque Direitos Humanos e a campanha Rompendo o Silêncio

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, participou nessa terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do "Ciclo de Debates dos 10 anos do Estatuto do Idoso - avanços e desafios para um envelhecimento digno". O aniversário do Estatuto é comemorado na mesma data do Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado anualmente no dia 1º de outubro. O encontro reuniu especialistas, autoridades e entidades da sociedade civil para debater sobre os direitos e as políticas públicas destinadas a essa parcela da população.

Durante o encontro, Cássio Soares disse que o Governo de Minas tem trabalhado para ampliar e fortalecer no Estado as ações destinadas aos idosos. Segundo ele, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza vários serviços como o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), Centros de Referência, além de contar com campanhas permanentes, como a Rompendo o Silêncio, que é reforçada todo o ano no dia 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

“Com 2,6 milhões de idosos, atualmente Minas é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos, e até o ano 2030 esse número passará para cerca de 5 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atento a isso, Minas tem avançado nas suas políticas públicas e, para que esse trabalho continue a ser realizado de forma exitosa, é importante discutir os desafios que ainda precisamos vencer para que se possa dar mais dignidade àqueles que muito contribuíram para o progresso do nosso país” pontuou o secretário.

Ainda de acordo com Cássio, o Governo de Minas tem trabalhado para a criação do Fundo Estadual do Idoso (FEI) e para fortalecer no Estado os Conselhos Municipais do Idoso, instrumentos de fundamental importância para a propositura, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas voltadas para esse segmento da população. Hoje em Minas existem 160 Conselhos ativos e outros 100 em processo de cadastramento.

Fundo Estadual do Idoso em Minas

O governador Antonio Anastasia encaminhou à ALMG, em 11 de junho deste ano, projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Idoso (FEI). Apresentado ao Legislativo pelo secretário Cássio Soares, durante a solenidade de lançamento do “Movimento Idade com Qualidade”, o projeto do Executivo busca garantir a captação de recursos financeiros para ampliar as políticas públicas voltadas para os idosos em Minas Gerais. Após aprovação na ALMG, o projeto segue para sanção do governador.

“Além de cumprir com a sua obrigação, que é cuidar do nosso povo, o Governo de Minas mostra o respeito com nossos idosos e idosas, que precisam fazer dessa fase a real melhor idade”, enfatizou Cássio Soares, lembrando que o Fundo busca fortalecer os programas, projetos e ações voltadas para o idoso no Estado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato