Minas por Região
Minas em Destaque

15h43min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h37min

Trabalho liderado pela UFMG apresenta o mais completo estudo sobre o genoma brasileiro

Fluxos migratórios e os processos e miscigenação ocorridos no Brasil e o conhecimento sobre a ocorrência de doenças crônicas na população fazem parte do estudo

Mesmo séculos depois da vinda dos primeiros estrangeiros para terras tupiniquins, os traços da colonização permanecem vivos nos genes da população do país. Um grande estudo liderado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela ser possível rastrear a origem genética dos brasileiros até suas raízes na Europa e na África. A análise do genoma de quase 6,5 mil pessoas, publicada ontem na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), mostra como o tráfico de escravos distribuiu indivíduos de diferentes origens do continente africano pelo Brasil, quantifica a variedade do sangue europeu distribuído pelo sul do território e revela como o processo de miscigenação se deu nos cinco séculos de história do país.

Maior estudo realizado até hoje sobre a diversidade genômica de populações brasileiras, o trabalho usou como base o banco de dados do Projeto Estratégico do Ministério da Saúde EPIGEN-Brasil, que há décadas acompanha 6.487 pessoas de três cidades: Salvador (BA), Bambuí (MG) e Pelotas (RS). O genoma dos voluntários foi comparado à informação genética de cerca de 2 mil nativos de diferentes regiões da Europa e da África, e a similaridade entre o sangue brasileiro e o estrangeiro revelou como a colonização moldou os traços dos habitantes de grande parte do país.

Clique aqui para ler a reportagem do Estado de Minas na íntegra.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato