Minas por Região
Infraestrutura

14h20min - 26 de Novembro de 2012 Atualizado em 10h08min - 01 de Julho de 2013

Trabalhos de sondagem do metrô de Belo Horizonte podem ser acompanhados pela internet

Metrominas disponibiliza informações das sondagens do subsolo por meio de uma ferramenta customizada do Google Maps

Divulgação/Metrominas
Pelo site da Metrominas é possível acompanhar o trabalho de sondagem do subsolo de Belo Horizonte
Pelo site da Metrominas é possível acompanhar o trabalho de sondagem do subsolo de Belo Horizonte

A empresa pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas), vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), disponibiliza um novo recurso que permite acompanhar os trabalhos de sondagem do metrô já concluídos.

No site da Metrominas,em Relatórios de Andamento, os furos de sondagem já realizados podem ser localizados por meio de uma ferramenta customizada do Google Maps. Além da localização aproximada, o usuário também pode ter acesso a outras informações, como a profundidade que cada furo atingiu.

O objetivo dos serviços de sondagem é subsidiar os projetos de engenharia com informações sobre o subsolo, a fim de se obter amostras de solos, rochas e outras informações geofísicas relevantes.

Para as Linhas 1, 2 e 3 foram realizados mais de 3.500 metros de sondagem, totalizando 175 furos. No eixo da Linha 3, a sondagem já aconteceu na Praça Sete, no pátio inferior da Rodoviária e na rua Pernambuco.

Também já foram realizados ensaios geofísicos não destrutivos ao longo do eixo da Linha 3, que terá 4,5 km de extensão e será totalmente subterrânea, ligando a região da Savassi à Lagoinha, com cinco estações.

Na Linha 2 foram realizadas sondagens ao longo da linha férrea do Barreiro até as proximidades do Anel Rodoviário. A Linha 2, com extensão de 10,5 km, ligará o Barreiro a região do bairro Calafate, sendo previstas sete estações, com interligação com a Estação BHBus Barreiro.

Para a Linha 1, está prevista a reforma e melhoria das estações, aquisição de novos trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação de aproximadamente 1,7 Km, entre a Estação Eldorado até a futura Estação Novo Eldorado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato