Minas por Região
Segurança / Defesa Social | Saúde

16h04min - 03 de Março de 2015 Atualizado em 16h11min

Treinamento aperfeiçoa equipes especializadas para atuação nas Olimpíadas de 2016

Nova estratégia do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública do Estado de Minas Gerais capacita participantes para identificação de ameaças químicas em eventos de massa

Divulgação/Funed
Para o comandante do Gate, tenente Francis Cotta, a interação e a convergência de informações entre os especialistas estão entre os diferenciais da ação
Para o comandante do Gate, tenente Francis Cotta, a interação e a convergência de informações entre os especialistas estão entre os diferenciais da ação

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais iniciou, nesta terça-feira (3/3), na Fundação Ezequiel Dias (Funed), um treinamento teórico e prático com o objetivo de preparar as equipes participantes para atuação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A capacitação, com duração de uma semana, tem por objetivo aperfeiçoar a temática do bioterrorismo e as intervenções quanto à detecção e identificação de ameaças e incidentes químicos, biológicos e radiológicos.

O treinamento reúne um total de 20 participantes, entre membros da Funed, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Exército Brasileiro e da Polícia Federal, todos já com formação, habilidades e desempenho nessa área. De acordo com o tenente e comandante do Gate, Francis Albert Cotta, a ação em parceria é fundamental para o planejamento estratégico das ações táticas de segurança. “Com a união de conhecimentos diferenciados, a interação, podemos centralizar toda a inteligência envolvida e aprimorar as intervenções. Quem ganha é a sociedade”, destaca.

Alta tecnologia

Na próxima quinta-feira (5/3), uma nova etapa do treinamento ocorrerá no 40º Batalhão de Polícia Militar, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No local, segundo o comandante do Gate, os participantes vão acompanhar a aplicação de tecnologias e equipamentos desenvolvidos para o enfrentamento de ameaças bioterroristas, além de estratégias de contenção no caso de explosões e detonações, entre outras situações de risco.

Entre os recursos que serão apresentados estão: trator com motor de fabricação nos Estados Unidos, munido de câmeras para monitoramento e precisa neutralização de bombas, que pode ser controlado por computador a uma distância de até 500 metros; tenda de contenção para ameaça química e biológica; aparelho de raio-x que permite checar o interior do artefato, seu sistema e funcionamento; detector de gases tóxicos; vestimenta fabricada na Alemanha, com material parecido com o de um colete à prova de balas, para manuseio dos objetos; entre outros equipamentos para minimizar os riscos.

Segurança de ouro

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PMMG tornou Minas Gerais um dos primeiros do país a ter uma equipe de elite para atuar em ameaças terroristas. Com a capacitação, a ideia, conforme o comandante Francis, é aplicar o efetivo do esquadrão para garantir a segurança em Minas Gerais durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O reforço será importante aliado, por exemplo, na capital mineira, tendo em vista que o Estado formalizou um acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Belo Horizonte está credenciada como uma das quatro capitais do país aptas a receber jogos de futebol da competição. Além disso, Minas Gerais também vai servir como base de treinamento e preparação de delegações internacionais.  

Ação coordenada

O Grupo Interinstitucional de Proteção Pública do Estado de Minas Gerais (GIPP), criado em 2013, envolve todas as forças e inteligências para o enfrentamento de situações de risco químico, nuclear, radiológico e biológico. Composto pelo Gate, Funed, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia Federal e outros órgãos especializados em segurança e proteção, o GIPP já atuou, por exemplo, na prevenção de riscos em eventos de massa, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014.

A preparação das equipes para trabalhar nas Olimpíadas é parte das estratégias recente do Grupo Interinstitucional, que congrega diversas especialidades e inteligências, de modo a garantir o padrão internacional em técnicas de proteção, defesa e segurança. 
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato