10h01min - 21 de Setembro de 2015 Atualizado em 10h06min

Triângulo Norte define prioridades na 2ª etapa do Fórum Regional de Governo

Objetivo é garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas regionalizadas.

Reprodução/Facebook
Durante todo o dia, representantes de movimentos sociais, empresários, estudantes, lideranças políticas, entre outros, debateram os problemas da região

Cerca de 700 moradores do Território Triângulo Norte, composto por 30 municípios, se reuniram para discutir as principais demandas da região na última quinta-feira (17/9), durante a segunda rodada do Fórum Regional de Governo, realizada em Uberlândia.

Durante todo o dia, representantes de movimentos sociais, empresários, estudantes, lideranças políticas, entre outros, debateram os problemas apontados no Formulário de Diagnóstico Territorial e definiram prioridades dos eixos Desenvolvimento Produtivo e Inovação;Tecnológica, Infraestrutura e Logística; Proteção Social e Saúde; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

O Triângulo Norte, que se divide nos microterritórios Ituiutaba, Patrocínio e Uberlândia, foi o 13º dos 17 territórios de desenvolvimento a receber a segunda etapa do Fórum. Wender Adão da Silva, atuante no movimento habitacional Zaíde Rezende, de Uberlândia, foi ao evento defender as reivindicações da comunidade. "Vamos discutir a reintegração e buscar soluções para a regularização dos imóveis públicos ocupados", afirmou.

As estudantes do curso de Direito, Maria Diniz e Natália Padilha, querem mais visibilidade e divulgação da cultura na área rural. "O Governo precisa dar mais atenção aos jovens rurais que, por trabalharem muito no campo, não têm acesso a nada. Precisamos resgatar a cultura camponesa", disse Maria Diniz.

Vanesca Tomé, pedagoga e cientista social de Uberlândia, também defendeu demandas culturais. "Minha proposta é a preservação e manutenção da cultura afro-brasileira, como congado, carnaval, capoeira, hip hop e outros. A medida é a criação de uma superintendência de política de promoção da igualdade racial nos 17 territórios".

Natural de Ituiutaba, o estudante Murilo Henrique participou das discussões do eixo Proteção Social e Saúde. "Defendo a instalação, custeio e manutenção de UTI Neonatal na região de Ituiutaba. Atendemos oito municípios, além do nosso, e quando precisamos de um cuidado maior com a mãe e a criança, temos que deslocar mais de 300 km para tentar atendimento em Uberlândia".

Reivindicações

No eixo Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica, a principal reivindicação foi pela ampliação e agilização da reforma agraria no território, com a criação de novos assentamentos, atuação efetiva do Estado e dos municípios, suspensão das reintegrações de posse e destinações de terras para todos os movimentos e assentamentos. Também foi priorizada a simplificação e a ampliação dos licenciamentos ambientais e das outorgas do uso da água para os assentamentos.

Os integrantes do grupo que debateu Infraestrutura e Logística apontaram entre as principais necessidades da população a construção uma política estadual de habitação pautada na regularização fundiária das áreas de ocupação urbana, a pavimentação e recuperação de trechos, além de arborização, acesso à internet nos assentamentos rurais, criação de banco de sementes gratuito para agricultura familiar, entre outras ações.

No eixo de Proteção Social e Saúde, foram discutidas demandas relacionadas à Rede de Urgência e Emergência, atenção básica, rede hospitalar e psicossocial, além de prioridades das áreas de esporte, trabalho e geração de renda, direitos humanos e assistência social.

Outro grupo de moradores foi responsável por eleger necessidades da Segurança Pública, como criação de um centro socioeducativo feminino em Uberlândia, construção do Posto de Perícia Integrado e de uma delegacia regional com acessibilidade para deficientes.

Já entre as prioridades do eixo Educação e Cultura estão melhorias na infraestrutura, transporte e alimentação escolar, organização do quadro de pessoal, segurança nas escolas, atendimento de pautas da Educação do Campo, Educação em Tempo Integral, Educação Especial, Ensino Superior e Técnico.

Também foi defendida a criação de espaços culturais para desenvolvimento de trabalho das comunidades artísticas, restauração do patrimônio histórico, reformas de museus e abertura de conservatórios públicos.

Complete

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental, César Lima, anunciou os representantes eleitos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas identificadas pela população.

Os dados do Diagnóstico Territorial vão orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), documentos com os quais o Governo de Minas Gerais define ações e projetos que irá adotar para reduzir as desigualdades regionais e em que áreas pretende investir seu orçamento nos próximos anos.