11h01min - 23 de Maio de 2014 Atualizado em 11h02min

UAI Praça Sete começa a oferecer diversos serviços do INSS

Estarão disponíveis serviços como inscrição de pessoa física junto à Previdência Social e simulação de contagem de tempo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), assinou um convênio de cooperação com a Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Sudeste II, que vai ampliar os serviços oferecidos pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete. A partir do dia 26 de maio, os cidadãos vão poder recorrer à unidade para serviços como inscrição de pessoa física junto à Previdência Social, simulação de contagem de tempo de contribuição, entre outros.

Na relação de serviços do INSS que serão oferecidos também estão consultas sobre o andamento de requerimentos de benefício, revisão e recurso; extratos de pagamento (Hiscre) e de Imposto de Renda; requerimento de auxílio-doença; marcação de pedido de prorrogação (PP) e reconsideração (PR); consultas de perícias médicas agendadas; solicitação de segunda via de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS e de carta de concessão e memória de cálculo do benefício; cálculo de contribuições; emissão de guia da previdência social (GPS) e autorização de débito automático em conta; declaração de regularidade da situação do contribuinte individual (DRSCI); requerimento de pensão por morte com benefício precedido e de salário maternidade; agendamento de serviços e atualização de endereço.

Todos os serviços do INSS são gratuitos e, para utilizá-los, o cidadão precisa apresentar carteira de identidade, CPF, número de identificação do trabalhador (NIT) - como PIS/Pasep/NIS - e número do benefício, no caso dos beneficiários.

A UAI Praça Sete funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados.