Gestão

14h25min - 03 de Novembro de 2014 Atualizado em 14h24min

UAIs realizam 5,77 milhões de atendimentos até setembro em todo o Estado

Nos primeiros nove meses de 2014, os serviços mais solicitados foram a emissão de carteiras de identidade e carteiras de trabalho

O número de atendimentos realizados, entre janeiro e setembro deste ano, pelas 28 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em Belo Horizonte e no interior foi de 5,77 milhões. A média de atendimentos no período chegou a cerca de 640 mil por mês. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve uma variação positiva de 1,55% no número de atendimentos, passando de 5,68 milhões para os atuais 5,77 milhões.

Nos primeiros nove meses de 2014, os serviços mais solicitados foram a emissão de carteiras de identidade, com 634.331 documentos expedidos, carteiras de trabalho, com 201.418, atestados de antecedentes criminais com 176.542 e CPFs, com 63.095. Também foram realizadas 320.768 intermediações de ofertas de trabalho e 305.127 postagens de seguro-desemprego efetivadas.

Agnaldo de Jesus Almeida, morador do bairro 1º de Maio, na região Norte de Belo Horizonte, foi até a UAI Praça 7, no centro da capital, em busca de uma nova oportunidade de emprego. Desempregado há um mês, o fiscal de segurança acredita que com serviços disponibilizados na unidade possa voltar, em breve,  ao mercado de trabalho. “Há três anos conto com os serviços da UAI, sempre que preciso venho aqui para tirar uma segunda via de algum documento, me informar sobre cursos de qualificação”, afirma.

Ainda segundo Agnaldo, ao contrário das tradicionais agências de emprego, as UAIs colocam à disposição muito mais serviços.  “É uma grande central que nos ajuda com mais oportunidades. Estou confiante e espero encontrar uma oportunidade hoje. Meu último emprego consegui aqui e isso é um bom sinal”.

Para o chefe da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Audrey Silveira Batista, o crescimento contínuo do volume de atendimentos realizados nas unidades confirma a confiança da população no leque de serviços oferecidos. “As UAIs oferecem serviços públicos das três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Isso motiva o cidadão a buscá-los de forma descomplicada, mais rápida e eficaz”, afirma.

Jane Mara de Carvalho, que reside em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, procurou a UAI para fazer a segunda via da sua carteira de identidade e a primeira via da sua filha. “Trouxe a Sophia, ela só tem quatro anos, mas é importante que já tenha o documento de identidade. Fica mais prático para tudo e evita que a certidão de nascimento fique sempre dentro da minha bolsa”, explicou.  O tempo de espera também foi elogiado por ela. “Estou satisfeita por ter resolvido tudo muito rápido. Cheguei às 9h30 e em meia hora já tinha sido atendida”, afirmou.

As UAIs fazem parte do Descomplicar – Minas Inova, programa de desburocratização realizado desde de 2003 pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Seu objetivo é simplificar as relações do Estado com os cidadãos, com as empresas e com os próprios órgãos do Estado.