15h05min - 10 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 15h14min

Uaitec de Juiz de Fora apresenta conteúdos didáticos dos cursos na unidade

Assim como as demais unidades, um dos atrativos do cardápio oferecido serão os cursos de graduação tecnológica

O Governo de Minas promove nesta terça-feira (11) na unidade Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - em Juiz de Fora, o lançamento dos conteúdos didáticos dos cursos que serão ofertados na nova unidade. Na quinta (13) e sexta-feira (14) o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues cumprirá o mesmo compromisso em Araguari e Monte Carmelo. Assim como as demais unidades, um dos atrativos do cardápio oferecido pelo Uaitec serão os cursos de graduação tecnológica e de 55 outros cursos das melhores universidades do mundo como MIT, Berkeley e Stanford, fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Veduca, empresa de tecnologia voltada para a educação.

Uma novidade na educação à distância em todo o mundo, os MOOCs – Cursos abertos online- abrem a possibilidade de aprender conteúdos ministrados pelos melhores professores das melhores universidades do mundo. O Veduca, parceiro da Uaitec nesta modalidade, disponibilizará por meio de um site, vídeos com aulas realizadas em renomadas universidades americanas como Berkeley, Yale e Stanford ou até mesmo as tradicionais USP, Unicamp e UNB. Cursos em inglês foram customizados para atender também o público que não domina o idioma, com legendas em português, para que o aluno possa compreender o conteúdo exposto nos vídeos. Ao todo serão ofertados 55 cursos de diversas áreas do conhecimento, sem a necessidade de aula presencial.

A parceria com o Veduca também resultou no primeiro MBA aberto e online do mundo. Serão mil vagas na área de Engenharia e Inovação. Os candidatos para este MBA terão acesso a um edital com as regras e critérios de seleção. A novidade é que, quem não tiver sido selecionado pode assistir às aulas, desde que tenha acesso à internet e interesse no tema. O curso foi desenvolvido para capacitar e treinar profissionais em algumas das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A linha condutora do curso é uma série de videoaulas cujo conteúdo é aberto. Para preparar as videoaulas, o Veduca convidou alguns dos melhores professores do país em cada uma das disciplinas do MBA.

Outra  excelente opção para quem procura uma formação técnica específica em tempo reduzido, é  o curso superior de tecnologia que será ofertado pela Uaitec, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.  Ele trabalhará três eixos temáticos. Na área de Ambiente e Saúde serão oferecidos os cursos de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, já no tema Gestão, a rede ofertará os cursos de Gestão Pública e Saúde Pública. Por fim, no eixo Tecnologia da Informação e Comunicação, serão oferecidos  os cursos de Sistemas para Internet e Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Eles serão realizados num período de 3 anos, com a previsão de abertura de 5 mil vagas para cada semestre, totalizando a oferta de 10 mil vagas em 2014.

Durante o ano passado, a Uaitec ofereceu uma oportunidade para empreendedores de 16 a 25 anos com o curso “jovens empreendedores”, visando a qualificação dos alunos perante as exigências do mercado. Paralelamente, foram oferecidos cursos de idiomas – Inglês, Espanhol e Português – e também o curso “Como construir um ebook”, em uma parceria internacional com universidades de Portugal. Para ter acesso a atual grade de cursos da Rede, acesse o site www.uaitec.mg.gov.br. A nova unidade Uaitec em Juiz de Fora fica situada na Rua Halfeld, 1252, Centro.