09h02min - 18 de Maio de 2015 Atualizado em 12h05min

Uberlândia recebe duas Unidades de Hidratação para pacientes diagnosticados com dengue

Nova modalidade de atendimento, numa parceria entre Estado e município, previne agravamento dos casos e garante a humanização do atendimento

Prefeitura de Uberlândia
Cada Unidade de Hidratação permite o atendimento a 100 pacientes por dia, em média

As duas primeiras Unidades de Hidratação do Governo de Minas Gerais para pacientes diagnosticados com dengue foram instaladas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a primeira foi montada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília e está apoiando a assistência e o fluxo de atendimento dos casos suspeitos de dengue. Todos os pacientes são redirecionados imediatamente e reidratados. A segunda atende na UBSF do bairro Morumbi.

A medida evita que casos graves e óbitos aconteçam em decorrência da doença, além de humanizar o atendimento ao paciente. Na quinta-feira (14/5), 52 usuários já foram encaminhados para UBSF Jardim Brasília, que está equipada com dez cadeiras reclináveis, com suporte de soro, aparelhos de pressão, medicamentos e insumos para soroterapia.

A enfermeira Vanessa Oliveira e Souza foi remanejada para a Unidade de Hidratação na UBSF Jardim Brasília. Ela atende diretamente aos pacientes que estão chegando das demais unidades de Uberlândia e já percebeu a melhora visível no acolhimento e humanização aos usuários.

“Aqui, nós conseguimos acolher melhor os pacientes. Eles são imediatamente hidratados. E não são somente os que estão sendo encaminhados para cá que têm um melhor atendimento. Os que vão até as demais unidades de pronto atendimento também, porque diminuiu o fluxo”, explica.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio, a parceria do Estado foi fundamental para melhorar a resolutividade e humanização no atendimento aos pacientes. "Buscamos a qualidade no tratamento oferecido. Estas unidades de hidratação irão reduzir o tempo de espera, melhorar a eficácia e direcionar o paciente ao atendimento adequado", ressalta.

Cada Unidade de Hidratação permite o atendimento de uma média de 100 pacientes por dia, entre 7h e 22h, de segunda a sexta-feira.

A dengue no município

A Prefeitura trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG) no combate ao Aedes aegypti. Até o final do mês de abril, foram mais de 200 mil casas vistoriadas, 24 mil endereços visitados pelas equipes do bloqueio (UBV leve) e mais de 96 mil pneus coletados. Além disso, o Estado disponibilizou quatro veículos de UBV pesado (fumacê), que passaram por mais de 170 mil imóveis neste período.

Sobre a doença

A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Quando o vírus da dengue infecta o mosquito e após um período de oito a doze dias de incubação, pode ser transmitido para outras pessoas. O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas). O período de incubação no homem varia de quatro a 10 dias, sendo em média de cinco a seis dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

Cuidados simples que evitam a transmissão

- Manter a casa limpa sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

- Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas,é importante  que tampe bem os recipientes;

- Usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos;

- Uso de mosquiteiros em cima das camas para bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Sintomas

- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias;

- Dor de cabeça, dores no corpo e articulações;

- Fraqueza;

- Dor atrás dos olhos;

- Manchas e coceira na pele;

- Náuseas e vômitos são comuns;

- A forma grave da doença inclui: dor abdominal intensa e hemorragia

Unidades de Hidratação em Uberlândia (Triângulo Mineiro)

UBSF Jardim Brasília - Rua Biot Santos, n° 100, bairro Jardim Brasília

UBSF Morumbi - Rua Espigão, n° 871, bairro Morumbi