Trabalho / Social

15h14min - 03 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h12min

Unidade de Atendimento ao Trabalhador Gameleira oferece diaristas treinadas

A Central de Prestação de Serviços (CPS), que integra as atividades da Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT) da Gameleira, em Belo Horizonte, conta no momento com 120 diaristas cadastradas e treinadas, que podem ser encaminhadas a famílias ou empresas. Elas fizeram o Curso de Competências Básicas para Trabalhador Autônomo em outubro do ano passado.

São faxineiras, passadeiras, lavadeiras e cozinheiras com experiência e conhecimento dos deveres e direitos dos empregados domésticos, o que facilita o relacionamento com os contratantes eventuais.

A diarista Simone Souza Ferreira se cadastrou em novembro de 2013 e de lá para cá não fica sem serviço. “Eu aprendi muitas coisas no curso. A gente acha que sabe tudo, mas aprendi a importância da pontualidade e da assiduidade, por exemplo”, explica a faxineira. “Ficou mais fácil, pois não tinha referências e hoje tenho todos os dias ocupados, inclusive sábados”, informa Simone.

A maior procura por diaristas fica por conta de residências, mas empresas também procuram pela mão de obra. A Conexão Minas Encomendas Expressas Ltda sempre que possível contrata pela CPS. “Elas são muito pontuais, usamos o serviço pelo menos duas vezes por semana e eu recomendo”, afirma Flávio dos Santos, RH da empresa.

Outra vantagem de contratar pela CPS, salienta a coordenadora da UAT, Andrea Cristina Alves, é a segurança. “Não é a mesma coisa que anunciar uma vaga no jornal. O treinamento dá responsabilidade e abrir a porta de casa hoje é complicado, tem que ter segurança”, explica.

A CPS funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e para contratar basta ligar nos telefones (31) 3212-2415 e (31) 3271-5566. No caso de contratação para sábado e feriados, o contato deve ser feito com dois dias de antecedência. O valor cobrado é de R$ 100, mais o valor do transporte, por 8 horas de trabalho. A alimentação fica a critério do solicitante.

UAT/Gameleira

A unidade foi criada em 30 de junho de 2014 para aperfeiçoar e ampliar os serviços do Sine. Além da intermediação de mão de obra, atendimento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, o espaço encaminha interessados aos cursos de qualificação do Pronatec. O diferencial da unidade é o Núcleo de Empreendedorismo, onde as pessoas que querem montar o próprio negócio têm assessoria especial, via parceria com o Sebrae.