Segurança / Defesa Social

17h19min - 29 de Abril de 2015 Atualizado em 17h22min

Unidade de Atendimento Integrado atende familiares de detentos em Juiz de Fora

O atendimento na UAI humaniza e agiiliza o recebimento de demandas. Aproximadamente 2.000 famílias de presos serão beneficiadas na região

Gil Leonardi/Imprensa MG
Atendimento nas UAIs elimina longos deslocamentos e otimiza os processos necessários

Parentes de detentos que estão em unidades prisionais em Juiz de Fora, na Zona da Mata, agora devem utilizar a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do município para ter acesso a serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). O fluxo foi iniciado nesta quarta-feira (29/4) e deve ser observado para ações como, por exemplo, cadastramento de visitas a presídios, atendimento social aos parentes e entrega de documentos dos presos.

Aproximadamente 2.000 famílias de presos serão beneficiadas em Juiz de Fora. Concebido para humanizar e tornar mais ágil o recebimento das demandas, o atendimento nas UAI’s elimina os deslocamentos longos para as portarias dos presídios, geralmente localizados em áreas periféricas, com serviço de transporte deficiente e desprovidos de serviços de alimentação e de salas de espera adequadas. As UAI’s de Montes Claros, Betim e Uberlândia já fazem esse tipo de atendimento a famílias de presos.

Em atividade

A entrada em operação da nova modalidade de atendimento foi oficializada com a visita à UAI de Juiz de Fora. Estiveram presentes o superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Helil Bruzadelli Pereira da Silva, da diretora do Núcleo de Assistência à Família (NAF), Andreza Oliveira, dos diretores das unidades prisionais da região e de representantes do Judiciário local.

“As regiões de Governador Valadares e Varginha serão as próximas regiões a utilizar o serviço nas UAI’s, em breve”, informou o superintendente Helil Bruzadelli. Com isso, somando-se as seis cidades, a previsão é de aproximadamente 14 mil famílias beneficiadas.

Os atendimentos serão supervisionados pela Suapi. A nova diretriz trará mais conforto e agilidade para os familiares dos detentos, que não terão que ir até os presídios para realizar esses serviços. O atendimento nas UAI’s é fruto de convênio entre a Seds e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela gestão das Unidades de Atendimento Integrado.