Saúde

09h47min - 14 de Novembro de 2014 Atualizado em 10h45min - 13 de Novembro de 2014

Unidades da Fundação Hemominas não abrem no dia 15 de novembro

Unidades ficarão fechadas para atendimento à doação de sangue devido ao feriado da Proclamação da República

A Fundação Hemominas informa que o Hemocentro de Belo Horizonte, os hemocentros regionais de Juiz de Fora e de Uberaba e a Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek (Barreiro) não funcionarão neste sábado, 15 de novembro, para atendimento à doação de sangue devido ao feriado da Proclamação da República. As atividades normais retornarão na segunda-feira (17).

Para doar sangue:

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao

Para os candidatos que quiserem realizar a doação nas unidades fixas da Hemominas em todo o Estado, o agendamento pode ser feito pelo telefone 155 (opção 8 - ligação sem custos), que atende das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados e domingos das 7h às 19h. Agendando sua doação, o cidadão ajudará a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.