09h44min - 07 de Janeiro de 2014 Atualizado em 14h58min - 08 de Janeiro de 2014

Unimontes abre inscrições para orientadores e tutores do projeto Caminhos do Cuidado

A universidade vai coordenar a iniciativa em Minas Gerais e vai capacitar profissionais em saúde para atender usuários de crack e outras drogas

Lançados os editais para seleção de tutores e orientadores do projeto Caminhos do Cuidado, coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, a iniciativa será coordenada conjuntamente pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG).

As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (10) para orientadores (18 vagas) e até 17 de janeiro para tutores (236 vagas) e deverão ser feitas exclusivamente pela internet pelo endereço eletrônico www.caminhosdocuidado.org.

Serão oferecidos cursos de formação em saúde mental, crack, álcool e outras drogas para agentes comunitários e técnicos em enfermagem distribuídos em todas as regiões do Estado. A atividade oferece estratégias e conhecimento na área que irão possibilitar aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral. A base do curso é a política nacional de atenção integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.

A projeção é de formar 32.756 alunos em Minas Gerais até dezembro de 2014, divididas em 819 turmas. Ficará sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública de Minas a execução do curso em nove macrorregiões de saúde, com 24.746 alunos. A Unimontes atuará em quatro macrorregiões, em atendimento a 8.010 alunos.

O projeto abrange, ainda, auxiliares/técnicos em enfermagem atuantes nas equipes de Saúde da Família. Um total de 290.760 trabalhadores em saúde de todo o país vão receber informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento.