Ciência e Tecnologia | Educação

12h41min - 04 de Maio de 2015 Atualizado em 12h42min

Unimontes apresenta novo equipamento para auxílio de pessoas com deficiência visual

Obtido por doação de parceiros da instituição, o scanner de voz vai ampliar o acesso a conteúdos que ainda não foram convertidos para o Braile

Alex Sezko
Equipamento possibilita leitura de livros e texto em voz alta e universaliza acesso a obras

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) agora conta com um aparelho de escaneamento de voz. O recurso, que possibilita a leitura de livros e textos em voz alta, permite a pessoas com deficiência visual o acesso a obras que ainda não foram convertidas para o sistema Braile.

O scanner, doado por uma empresa, integra as ações da Unimontes de atenção à inclusão das pessoas com deficiência, por meio do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi). “Vivemos um momento especial com esta parceria para a universidade. Esse equipamento vai ajudar muito as pessoas com deficiência”, destaca o reitor João Canela.

Atualmente, a Unimontes tem 13 alunos deficientes visuais matriculados nos cursos do campus-sede. Para que eles tivessem acesso aos conteúdos, era preciso utilizar um software em computador, que repassava o material impresso para o áudio e demandava gravação em uma mídia (CD, pen-drive, etc.). “Agora, com o scanner, o acesso aos textos pelos deficientes visuais será muito mais rápido”, ressalta a coordenadora do Nusi.

Presente no ato da entrega do equipamento à universidade, o aluno do quinto período do curso de Direito, Claudioniro Ferreira Cruz, que é deficiente visual, aprovou a novidade. “Vai representar um grande avanço para todos nós”, comemora.

Ações de inclusão das pessoas com deficiência são permanentes na Universidade Estadual de Montes Claros. Desde 2004, a Unimontes adota o sistema de reserva de vagas (45%), com 5% das vagas nos cursos de graduação destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência e indígenas. Com o novo scanner, a instituição conseguirá ampliar o atendimento a parte desse público.