Minas por Região
Ciência e Tecnologia

17h50min - 16 de Abril de 2013 Atualizado em 14h06min - 01 de Julho de 2013

Unimontes divulga lista de obras indicadas para o Paes 2013

Os livros selecionados atendem ao programa estabelecido para cada categoria. A primeira etapa é dedicada à literatura brasileira

Cerca de 300 professores e dirigentes de escolas e colégios do ensino médio e do ensino técnico de várias partes do Estado participaram do XIV Encontro do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (Paes) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A reunião foi promovida pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec), com a finalidade de avaliar o rendimento de candidatos e as questões dos processos seletivos do Paes da Unimontes.

A vice-presidente da Cotec da Unimontes e coordenadora geral do Paes, Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá, analisou como positivo o resultado do encontro, que discutiu os conteúdos abordados nas provas dos últimos dois anos.

“Foram apresentados relatórios sobre as questões com os maiores índices de erro e de acertos. Também os participantes fizeram várias perguntas sobre o programa de avaliação seriada. Além disso, foi divulgada pela Cotec a relação das obras literárias que serão adotadas nas três etapas da próxima edição do programa, prevista para novembro”, salienta a coordenadora do Paes.

Livros indicados

Ainda de acordo com a coordenação do encontro, os livros indicados atendem ao programa estabelecido para cada categoria contemplada, salientando que "seguimos uma tendência já estabelecida anteriormente, que enfatiza o diálogo entre a tradição literária e o texto contemporâneo”.

Na primeira etapa, a Unimontes privilegia a literatura brasileira em seus primórdios e o olhar sobre o Brasil. Foram selecionados: "Caramaru", de Frei José de Santa Rita Durão; “História da Província de Santa Cruz”, de Pero Magalhães Gândavo e "A Santa Inês" de José de Anchieta (Crônicas do Descobrimento, de Antônio Carlos Olivieri e Marco Antônio Villa); “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector; e o filme “Caramuru: a invenção do Brasil (2001)”, de Guel Arraes.

Entre os textos selecionados para a segunda etapa do processo seletivo estão: "10 contos insólitos de Machado de Assis ­– Histórias insólitas", do escritor Machado de Assis;  “Encarnação”, de José de Alencar; "Noite na taverna", de Álvares de Azevedo; e “A luneta mágica”, de Joaquim Manuel de Macedo.

A literatura modernista e contemporânea está na terceira etapa. As obras indicadas foram: “Navio Negreiro” e “Canção Africana”, poemas de Castro Alves;  "Negrinha" (conto), de Monteiro Lobato; "Clara dos Anjos", de Lima Barreto, “Clara dos Anjos, História em Quadrinhos”, do artista montes-clarense Marcelo Lélis, ilustrador do jornal Estado de Minas e quadrinista premiado; "Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, editora Record, em substituição ao anteriormente anunciado, “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo; e o filme “A Cor Púrpura”, com direção de Steven Spielberg.

"Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, conta a fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato