12h47min - 06 de Janeiro de 2014 Atualizado em 12h50min

Unimontes recebe inscrições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A universidade do Norte de Minas vai ser responsável pelo programa em 120 municípios; selecionados vão treinar 200 orientadores de estudo

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sedia um dos polos de capacitação de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC). A universidade divulgou o edital do processo seletivo para o preenchimento de oito vagas para professores formadores e uma vaga para supervisor do programa.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (10), das 13h às 18h, na sala 70 do prédio 2, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, sede do Centro de Ciências Humanas (CCH). O processo seletivo será dividido em duas etapas: prova de títulos/análise curricular – cujo resultado será divulgado em 15 de janeiro; e entrevistas, marcadas para 16 de janeiro. A divulgação do resultado final da seleção está previsto para o dia 20 de janeiro.

Parceria

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pela União, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade – ao final do 3º ano do ensino fundamental. As instituições públicas de ensino superior parceiras do programa são responsáveis pela capacitação dos orientadores de estudos, que vão atuar junto aos professores alfabetizadores das escolas estaduais e municipais – o chamado efeito multiplicador.

Conforme explica pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos – também coordenadora adjunta do Polo Unimontes/Pnaic –, a universidade será responsável pelo programa em 120 municípios. Os oito professores formadores da Unimontes vão treinar 200 orientadores de estudo, que serão responsáveis pelo acompanhamento de 3,4 mil professores alfabetizadores.